Referência Norte e Nordeste do País, GMP recebe comissão de fundadores da Guarda Civil Municipal de Araguaína

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação | Publicado em 06 de fevereiro de 2020 às 18:21

Na semana de comemoração dos seus 27 anos de história e atuação na Capital, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) recebeu na tarde desta quinta-feira, 06, a visita da equipe técnica da Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), para uma reunião de análise da estrutura organizacional, jurídica e a atuação da corporação de Palmas, como modelo para a formação da Guarda Civil Metropolitana de Araguaína (GCM).  Estiveram presentes no Quartel Geral da GMP, o presidente da ASTT, Fabio Fiorotto; o vice-presidente, Major Lima; e o superintendente da agência, Sheldon Sá, que foram recebidos pela superintendente da GMP, inspetora Letícia Bordin.

Em continuidade da programação de aniversário, nesta sexta, 08, às 07h30, acontece evento no Quartel da GMP, com Oração, com participação do Pastor Aílson e em seguida café da manhã. As celebrações seguem até domingo, 09.

A reunião desta quinta contou também com a presença do subcomandante da GMP, Inspetor Chefe Constantino; o comandante da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Subinspetor Amorim; o gerente de Fiscalização Ambiental, Subinspetor C Lima; o presidente do Sindicato dos Guardas Metropolitanos do Estado do Tocantins (Sigmep), Subinspetor Fernandes; e ainda o coordenador de Planejamento e Estatísticas de Guarda Metropolitana de Palmas, Classe C Matos.

Há 2 anos a comissão da ASTT vêm utilizando a Guarda Metropolitana de Palmas como referência durante o processo de criação da Guarda Civil Municipal de Araguaína e na ocasião desta quinta foram discutidos assuntos pertinentes ao estatuto, corregedoria, e modelo de atuação da guarda na Capital.

Para a superintende da GMP, Letícia Bordin, quanto mais a instituição é referência, mais a força de vontade para avançar e se tornar modelo nacional é estimulada aos componentes da casa. “É mais um presente em nossa semana de aniversário estarmos recebendo os fundadores da GCM de Araguaína. Hoje nós somos referência Norte e Nordeste de guardas, e ver que outras cidades do nosso estado se espelham na gente nos dá mais vontade ainda de evoluir e crescer”, afirma.

O presidente da ASTT, Fabio Fiorotto, destacou a formação e qualificação da GMP para auxílio no informativo e implantação da GCM. “Nós estamos criando a Guarda Civil Municipal de Araguaína com o objetivo de melhorar a segurança da nossa cidade, e houve a necessidade dessa visita à Guarda de Palmas justamente pela qualidade e qualificação da instituição na cidade”, finaliza.

Aniversário da GMP

Criada no dia 09 de fevereiro de 1993, por meio da Lei Complementar 001, com a  proposta inicial de proteger os patrimônios públicos, hoje a instituição atua em diversas áreas para a proteção do cidadão e o investimento sociocultural da população. Formada por guardas que atuam em situações nestes ambientes, dentre eles a  Ronda Ostensiva Municipal (Romu), uma equipe treinada para situações de maior complexidade nas ocorrências policiais dentro do Município; Guarda Quarteirão – para patrulhamento mais regionalizado em contato direto com a população; o agrupamento de Ações Táticas com Cães (Atac) e a Inspetoria Ambiental.

Para celebrar a seus 27 anos, a superintendência da GMP vem realizando durante a semana uma programação especial que já contou com torneio de futebol, apresentações da Orquestra Jovem, caminhadas, e outras ações que acontecerão até o fim da semana.

Confira:

Sexta-feira - 07/02

07h30 - Oração com participação do Pastor Aílson e em seguida café da manhã no Quartel da GMP

14h - Apresentação da Orquestra Jovem na ETI Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana

14h30 - Entrega dos Kits Escolares no Distrito de Buritirana

Sábado - 08/02