Reflexões sobre comunicação massiva marcam a estreia do espetáculo Kim Kardashian

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação Fundesportes | Publicado em 14 de maio de 2016 às 14:22

Com dança contemporânea agrupada às artes visuais e ao teatro, o Balé da Cidade de Palmas, em colaboração com a Cia. Internacional Sleepwalk Collective, estreou nessa sexta-feira, 13, no Theatro Fernanda Montenegro, seu segundo espetáculo, Kim Kardashian (um balé). A apresentação acontecerá também neste sábado, 14, e domingo, 15, sempre às 20 horas.

O espetáculo propõe uma reflexão sobre as transformações sociais relacionadas à tecnologia, sobre a comunicação, as relações estabelecidas na internet, os estereótipos, o corpo e a mídia. A professora Leila de Souza assistiu à estreia e falou de suas impressões. “Causa um impacto sensorial e emocional. Há muitos elementos que ainda vão ficar fazendo efeito. Gostei muito do texto. Me veio a ideia de que o celular nos prende”, disse.

O texto, do diretor Sammy Metcalfe, é um monólogo, por vezes poético, apresentado como um chat, interagindo com o público e inserindo-o no espetáculo. “Há momentos em que o texto estabelece uma relação muito concreta com o que está se passando no Balé e há momentos quando o texto e a cena são absolutamente separados. Gostamos da ideia de que o público pode eleger, em alguns momentos, onde vai se concentrar”, explicou o diretor.

Também presente na estreia, a tecnóloga em gestão pública, Carolyne Camargo, compartilhou sua reflexão. “Na humanidade, até que encontremos o equilíbrio de saber administrar a vida, o fascínio pelo uso das tecnologias vai nos dominar. O espetáculo instiga o espectador a pensar o equilíbrio”, concluiu.

Balé da Cidade de Palmas

É um projeto da Fundação Cultural de Palmas que profissionaliza jovens bailarinos. Seus espetáculos refletem sobre as convenções da cena, criando mecanismos para encontrar novas linguagens de dança no mundo atual e na produção de sentido em arte. Desenvolvendo obras coreográficas originais, o Balé da Cidade de Palmas vem apontar novas tendências e contribuições para o panorama da dança.