Região Central em debate na Reunião Comunitária sobre o Plano Diretor de Palmas neste sábado, 5

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais

Autor: Samara Martins | Publicado em 04 de agosto de 2017 às 15:48

Apontar quais os potenciais e os desafios para o desenvolvimento da região Central de Palmas com foco na revisão do Plano Diretor de Palmas. Esse é o objetivo da Reunião Comunitária que acontece no próximo sábado, dia 5, na Escola de Tempo Integral Almirante, das 8 às 12 horas.  Outras quatro reuniões estão programadas para debater pontos particulares das demais regiões da cidade.

A reunião deste sábado tem a finalidade de apresentar regionalmente o relatório do Diagnóstico Técnico da Revisão do Plano Diretor, aprovado em Audiência Pública no dia 22 de julho, bem como discutir quais “vetores estratégicos sob os pontos de vista urbanístico, econômico, social e ambiental da região”, explica o Presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas, Ephim Shluger.

O presidente ressalta ainda que esta etapa “inclui a coleta de informações para o desenvolvimento do relatório técnico de Diretrizes e Propostas”. Ou seja, quais as possíveis ações a serem planejadas para o enfrentamento dos desafios apontados no Diagnóstico Técnico, elaborado na etapa anterior. “Vale ressaltar que a pauta inclui duas novas categorias: a Paisagem Urbana e Mudanças Climáticas, ambas de grande importância para a construção coletiva de um futuro sustentável de Palmas”, lembra Shluger.

A reunião acontecerá em conjunto com a audiência do Plano Plurianual e das Leis do Orçamento e Diretrizes Orçamentárias (PPA, LOA e LDO), atendendo à determinação do Estatuto da Cidade, que define que as diretrizes e prioridades do Plano Diretor devem ser incorporadas nas referidas Leis.  “O Plano Diretor é o instrumento definidor das estratégias a serem adotadas na gestão do desenvolvimento urbano e rural do Município”, explica o presidente.

Cronograma das reuniões

Além desta reunião serão promovidas outras quatro, conforme cronograma publicado no Diário Oficial, que pode ser conferido também no link.

07/08/2017 – 8 às 12 horas

Vila Agrotins - Agrotins

09/08/2017 – 8 às 12 horas

Taquaruçu e Buritirana