Relacionamento entre Palmas e o cidadão se fortalece com canais diversificados

Secretaria Municipal de Transparência e Controle Interno

Autor: Juliana Matos | Publicado em 17 de fevereiro de 2022 às 09:40

Além da Ouvidoria Municipal, perfis oficiais em aplicativos de mensagens e redes sociais agilizam primeiro contato da população

A Prefeitura de Palmas ampliou os canais de relacionamento com o cidadão utilizando plataformas distintas para garantir celeridade e menos burocracia no atendimento ao cidadão. O mais recente é um aplicativo popular de mensagens instantâneas, o Whats Palmas. Nos últimos dois meses, mais de 1,5 mil interações ocorreram no serviço, abrangendo dúvidas, pedidos de orientação e esclarecimentos sobre procedimentos a serem requeridos em serviços municipais.

Em um dos casos, a analista de qualidade Fabiana Evangelista precisava de orientação sobre como trocar as turmas das filhas. Ela entrou em contato no dia 08 de fevereiro de 2022 pelo Whats Palmas, que atende pelo número (63) 3212-7500. "Peguei o contato no site da Prefeitura, enviei mensagem pedindo ajuda e me atenderam perfeitamente. Foi rápido, fiquei até surpresa", conta.

As interações pelo app são semelhantes às já realizadas pelos perfis oficiais da Prefeitura de Palmas em redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook), em linguagem acessível e ágeis. "Queria agradecer o rápido atendimento. Fiz um pedido de revisão de lâmpada em frente ao nosso lote", relata um cidadão, em uma mensagem no Instagram em 27 de janeiro.

Para agregar ainda mais qualidade no relacionamento gestão-cidadão, o município aderiu também ao aplicativo Colab, rede social que encurta o caminho tradicional entre o cidadão e a gestão, dispensando a burocracia de protocolos presenciais. Atualmente, mais de 5 mil usuários estão ativos na plataforma, cujas principais demandas são relativas a serviços públicos de conservação e zeladoria da Capital.

Atendimento online

A Ouvidoria Municipal continua sendo o canal de relacionamento mais buscado. Ao longo do ano de 2021, foram 4.772 demandas, sendo que 99% delas foram encaminhadas por meios eletrônicos (site, telefone ou e-mail). Nos casos de denúncia, a identificação do cidadão é facultativa. Pelo canal é possível realizar pedidos, sugestões, reclamações e denúncias de qualquer área da gestão e todas as demandas são respondidas em até 15 dias corridos, com prazo prorrogável por mais dez dias a depender do tipo de solicitação.

Segundo a ouvidora-geral do município, Polyana Marconi, os temas mais solicitados nos últimos meses foram transporte público, medidas em vigor no enfrentamento à pandemia, infraestrutura urbana e sistema de saúde local.

Os atendimentos são feitos pelos telefones 0800-6464-156, (63) 3212-7144 e 3212-7143, pelo e-mail ouvidoria@palmas.to.gov.br e pela página da Ouvidoria Municipal dentro do Portal da Prefeitura de Palmas  http://ouvidoria.palmas.to.gov.br/ .

Agilidade no contato

Além disso, os telefones (63) 3212-7426 e 3212-7417 da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) também registram, das 13 às 19 horas, pedidos relacionados à pasta. Em 2021, o canal recebeu mais de 4,6 mil pedidos para reparos na iluminação pública e quase 2 mil sobre serviços de limpeza e zeladoria da cidade. Outros pedidos que podem ser feitos são sobre obras, manutenção de equipamentos e recuperação viária.

"O objetivo da gestão em adotar todas estas ferramentas e canais vem sendo alcançado. Queremos garantir ao cidadão caminhos ágeis até a informação que ele precisa. Dar um retorno sem delongas, sem burocracia e evitar que o cidadão se desloque desnecessariamente. Quando o atendimento presencial é necessário, ele usa a informação checada por servidores municipais sobre a necessidade de onde ir, quando e o que providenciar para seu atendimento ser agilizado", ressalta a secretária municipal da Comunicação, Ivonete Motta.