Representante do Procon Municipal de Palmas participa da 33ª Reunião da Senacon

Procon Palmas

Autor: Procon | Publicado em 12 de março de 2024 às 12:45

Evento foi o primeiro encontro do ano com os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realizou o primeiro encontro do ano com os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). A reunião aconteceu em Salvador (BA), nos dias 7 e 8 de março, oportunidade em que agentes de defesa do consumidor de todo o País puderam trocar conhecimentos e experiências entre os participantes, com destaque para debates sobre o atual cenário da proteção ao consumidor.

Durante os dois dias, foram apresentados painéis com os temas “O racismo na relação de consumo”, “Atuação do SNDC junto às concessionárias de energia”, "Proteção das mulheres nas relações de consumo”, “Superendividamento nas relações de consumo” e “Lançamento do Renegocia”. Também foram discutidos os avanços e desafios enfrentados na integração dos órgãos do SNDC no País.

Participando do evento, o superintendente do Procon Municipal, Rafael Dias de Sousa, destacou a importância do encontro. “Essas reuniões são consideradas de suma importância, pois promovem a integração entre os órgãos de defesa do consumidor, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências a respeito de temas cruciais que envolvem a proteção aos consumidores. O resultado disso é o fortalecimento das ações em benefício da população”, destacou.

Participaram do evento Procons estaduais e municipais, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades civis de defesa do consumidor. Entre os presentes no painel de encerramento estavam a presidente da Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil), Marcia Moro; o vice-presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCOM), Paulo Binicheski; e o presidente do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC), Cláudio Pires. O evento foi transmitido pelo canal da Escola Nacional de Defesa do Consumidor.