Representantes do Conselho Centro-Norte de Meio Ambiente e Sustentabilidade visitam o Aterro Sanitário de Palmas

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Malena Mota | Publicado em 05 de maio de 2016 às 13:23

Abrindo os trabalhos pertinentes a 21ª Reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Regional Centro–Norte (Coema) foi realizada uma visita técnica ao Aterro Sanitário. Durante o encontro foi apresentado aos presentes todo o sistema de funcionamento do aterro, bem como o projeto de “Produção de Composto Orgânico de Restos de Galhadas”.

O Aterro Sanitário de Palmas, que atende toda a legislação pertinente, e a Universalização do Saneamento Básico da Capital, contribuiu para que Palmas fosse sede do evento, começando com duas visitas guiadas, uma no Aterro Sanitário de Palmas na parte da manhã, e outra na parte da tarde na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Região Norte, no dia que antecede aos painéis do encontro.

“Atualmente o Aterro Sanitário possui sistema de tratamento anaeróbio, capazes de receber maiores quantidades de carga orgânica por unidade volumétrica sem nenhum catador, atendendo toda a legislação, que determina a eliminação dos lixões do País, com tratamento de gases e chorume, além de possuir uma barreira verde formada de eucaliptos. Possui ainda, a devida trituração de galhadas, transformando em adubos, atraindo tanto pesquisadores quanto alunos”, destacou o responsável técnico engenheiro civil, João Marques.

Durante sua explanação, o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), Roberto Sahium, apresentou o projeto “Produção de Composto Orgânico de Restos de Galhadas”, que segundo ele no aterro é produzido adubo para a grande demanda dos parques e jardins da Capital. “Este é um importante aproveitamento dos restos de galhadas, pois temos matéria-prima em abundância, e podemos nos transformar em uma potência por meio deste reaproveitamento, transformando rejeitos em adubo”, enfatizou Sahium.

Para o coordenador do Coema, Mário Cardoso, Palmas está de parabéns pelo trabalho que vem realizando no aterro, e é um modelo de tratamento de resíduos sólidos para muitas cidades da região centro-norte. “Nosso encontro acontece em Palmas justamente pela experiência exitosa que vem sendo realizado no tratamento dos resíduos sólidos, e comparando com outros municípios, Palmas já está na vanguarda no correto tratamento do esgoto e lixo, percebemos que é um trabalho sério, com compromisso com o meio ambiente, e que tem resultados positivos”, finalizou o coordenador.