Residente da Fesp desenvolve ação que alia atividade física e cuidado com meio ambiente para os Usuários do SUS

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 09 de fevereiro de 2023 às 13:53

Prática aconteceu nesta quinta, 9, na Praça da Arso 23 (207 Sul)

O residente do Programa Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Plano Integrado de Residências e Saúde (PIRS) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Vitor Hugo Céspedes Huaccho, desenvolveu uma ação com cerca de 30 usuários do SUS, do grupo de práticas corporais do Território Xambioá I, denominada Plogging, na manhã desta quinta-feira, 9, na Praça da Arso 23 (207 Sul), ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Isabel Auler. A iniciativa, de origem Sueca, alia atividade física e cuidado com meio ambiente.

Na ação foi desenvolvido a cultura de sustentabilidade, ecologia e cuidado com meio ambiente, por meio das práticas de atividades corporais com atividades como: caminhada, corrida, exercícios resistidos que promovem fortalecimento muscular e previnem quedas em idosos, alongamentos, manuseio ergonômico dos materiais utilizados como o rastelo e vassoura. Garrafa pet de tamanhos variados, papéis de balas/chocolates, carteiras de cigarro e embalagens de remédios foram alguns dos resíduos recolhidos pelos participantes da ação.

Profissional de Educação Física, especialista em ergonomia e grupo de risco, Vitor Hugo, avalia a atividade como uma ação transformadora. “Conseguimos retirar alguns entulhos da praça e do ponto de vista da saúde, principalmente na prevenção de quedas nas pessoas idosas, a gente garante com exercício físico e alongamentos, que seja possível alcançar o objetivo final, de unir atividade física e meio ambiente. Vale ressaltar também que a ação estimulou a solidariedade, companheirismo, cuidado da região do local onde desenvolvem práticas corporais diariamente entre os participantes”, explicou o residente que atua nas USF Isabel Auler, Francisco Júnior, na Arso 41 (403 Sul) e Loiane Moreno, na Arse 24 (210 Sul).

 

Grupo de práticas corporais, como participar?

Para participar do grupo, o usuário precisa ser encaminhado pelo médico da unidade de sua referência com liberação para prática de atividade física, via Sistema de Relação Municipal (SisReg). 

O objetivo do grupo é o convívio, interação, exercícios físicos e cognitivos, por isso, não realiza práticas intensas de atividade física. Com isso, recebe pacientes com doenças crônicas e comorbidades e não tem limite de participantes.

 

Serviço

As atividades do grupo acontecem nas academias ao ar livre das USFs e nos equipamentos públicos adjacentes, de segunda a sexta-feira, às 8 horas e tem duração de 1 hora.