Residente são capacitados sobre fluxo para aplicação de pesquisas no SUS

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 18 de maio de 2022 às 15:13

Ação é voltada para alunos do segundo ano de residência da Fesp

A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) realizou na noite desta terça-feira, 17, uma capacitação sobre o fluxo para aplicação de pesquisas científicas no âmbito do SUS. A ação é voltada para os alunos do segundo ano de residência, os R2, e faz parte da disciplina ‘Pesquisa aplicada ao SUS II’, que prepara os residentes para a defesa do Trabalho de Conclusão de Residência (TCR), já em fase de elaboração. Uma segunda turma será capacitada no dia 02 de junho.

Organizado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa do Plano Integrado de Residências em Saúde (NAP-PIRS), em parceria com o Núcleo de Pesquisa Aplicada à Saúde (Nupes) da Fesp, setor responsável pela regulação dos projetos em âmbito municipal, por meio da Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa (CAPP) e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), o objetivo é qualificar os alunos a conhecerem melhor todos os fluxos e trâmites internos com vistas ao cumprimento das datas de protocolo da Comissão e do Comitê.

Para os projetos que envolvem seres humanos, após submissão à CAPP, devem ser protocolados ainda no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), vinculado ao Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Após a aprovação em todas as instâncias necessárias, o pesquisador deverá encaminhar um e-mail para o Nupes (nupesfesp@gmail.com) solicitando a liberação da pesquisa para início em campo. Nessa solicitação devem ser anexados os comprovantes de aprovação na CAPP, no CEP, quando pertinente.

Como submeter

Na CAPP, o pesquisador deverá submeter seu projeto de pesquisa em pdf pelo e-mail: capp.fesp@gmail.com, juntamente com os termos obrigatórios do protocolo deste link. Após a recepção, a secretaria irá conferir a adequabilidade da proposta e, se em conformidade, seguirá para avaliação dos relatores. O encaminhamento de projetos de pesquisa ao CEP/FESP deverá ser feito através da Plataforma Brasil, base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep.