Residentes arrecadam produtos de higiene para serem distribuídos às famílias carentes

Fundação Escola de Saúde Pública

Autor: Redação Fesp | Publicado em 04 de junho de 2020 às 18:29

Produtos serão distribuídos na área de abrangência do CSC da 1103 Sul 


Três profissionais de saúde e residentes do Programa de Residência em Saúde da Família oferecida pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) que atuam no Centro de Saúde da Comunidade Satilo Alves (CSC) situado na quadra Arso 111  (1.103 Sul), mobilizaram uma rede de colaboradores para adquirir produtos de higiene pessoal e de limpeza que serão distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade social do território de saúde no qual o CSC faz parte.

 


A odontóloga e residente Marta Rodrigues conta que ação foi pensada neste formato, levando em consideração que pelo baixo poder aquisitivo, as famílias têm com primeira opção a aquisição de alimentos, as vezes deixando para segundo plano a compra de produtos de higiene. Para garantir os cuidados de saúde e higiene destas famílias neste momento da pandemia do novo coronavírus, causador da doença Covid-19, 36 kits contendo água sanitária, sabonetes, creme dental, sabão líquido, sabão em pó e máscaras, serão montados e doados na próxima semana. “Baseadas no período que estamos passando, que as pessoas precisam cuidar melhor da higienização pessoal, quanto do ambiente da sua casa e dos itens de proteção que vão utilizar durante o dia, nós pensamos em ofertar os kits e as máscaras que foram confeccionadas pelo grupo de residentes, para minimizar a contaminação e disseminação”, lembra a residente.

 


Para Sabrine Sousa, que também é odontóloga e residente, a ação tem gerado bons frutos e muito aprendizado. “Observando de perto a atual situação que muitas famílias estão enfrentando neste momento tão incerto, a decisão de movimentar no sentido de ajudar têm sido muito gratificante. Foi possível sentir o envolvimento de todos da unidade em contribuir com a ação, e isso nos enche de satisfação”, revela a profissional garantindo que o grupo pretende continuar com este apoio até o final da pandemia.

 


A preceptora e odontóloga, Isnaya Brandão, destaca o empenho das residentes e da equipe do CSC na ação. “Além de conseguir com muito esforço montar alguns kits de higiene, as residentes produziram com muita sabedoria os materiais educativos para instruir sobre cuidados necessários na prevenção do novo coronavírus. Nos materiais têm conteúdos que falam dos cuidados com a saúde e também incentivam a interação com as crianças, promovendo a ternura em tempos de isolamento social”, observa acrescentando que espera conseguir mais apoio para ampliar o alcance da ação.

 


Cada cesta atenderá uma família de quatro pessoas por mês com os itens de limpeza. Para evitar aglomeração, os kits serão entregues às famílias registradas no Programa Bolsa Família, no decorrer da próxima semana, na sede do CSC Satilo Alves, conforme agendamento prévio. Até o final desta semana, vários colaboradores que trabalham no Centro de Saúde estão empenhados em organizar os kits.

 




 

Edição: Lorena Karlla