Residentes da Fesp realizam ‘Maratona Solidária’ para arrecadar donativos

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 07 de dezembro de 2021 às 17:43

Desafio é percorrer mais de 126 quilômetros em três dias de maratona, de 10 a 12 de dezembro

Pelo segundo ano consecutivo, o profissional de Educação Física e residente do Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), David Anderson Aguiar, promove a Maratona Solidária para arrecadar donativos para a Casa de Apoio Vera Lúcia, onde atua em sua residência. Desta vez, serão três dias de maratona, perfazendo um percurso total de 126,585 quilômetros de corrida, já que a distância de uma maratona é de 42,195. O desafio começa na sexta-feira, 10, e segue até domingo, 12, a partir das 05 horas (detalhes no final do texto).

Qualquer pessoa, instituição, empresa ou entidade pode contribuir com a ação solidária doando roupas, brinquedos, além de produtos de higiene pessoal como absorvente, sabonete, creme dental, escova de dente e outros itens de limpeza, produtos para prevenção contra a Covid-19 como máscaras e álcool em gel.

David Aguiar explica que a rotatividade de pessoas assistidas pela Casa é alta, somente mês passado foram duas mil pessoas, em média, contando entrada e saída. “São pessoas que vêm se tratar com seus acompanhantes, então sempre têm pessoas novas chegando e outras indo. Algumas chegam em situação de emergência apenas com a roupa do corpo, por isso sempre precisamos de roupas, calçados e itens de higiene pessoal, a demanda é muito alta”, destacou.

A Casa acolhe pessoas vindas de todo Tocantins e região que utilizam os hospitais públicos de Palmas e fica a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso. O espaço de apoio fornece hospedagem e alimentação para pacientes e familiares. Além da acomodação, a Casa promove serviços de apoio aos internos, como orientação psicológica, pedagógica, assistência social e um cronograma diversificado de atividades, que incluem palestras, atividades religiosas, contação de histórias e até minicursos de crochê e bombons artesanais, um meio de oportunizar qualificação dos internos durante o tempo de hospedagem. Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas.

Como contribuir

As contribuições podem ser feitas pelo link, que estará aberto para doações até dia 15 de dezembro. Os que preferirem fazer a doação presencialmente podem entregar na Praia da Graciosa, no ponto de apoio da corrida, Canoeiros, de 10 a 12 de dezembro, somente pela manhã até as 12 horas. Quem entregar pessoalmente poderá prestigiar o maratonista em ação.

Programação do Desafio

O desafio ocorre em três dias consecutivos com ponto de encontro às 05 horas (horário de Brasília) e apoio no seguinte local: Canoeiros, na Orla 14, Quadra 13, Alameda 11, lote 10, S/N -  Praia da Graciosa, Palmas - TO, 77026-065. A largada ocorre às 5h30 e chegada prevista para 12 horas, nos três dias.