Residentes de Odontologia produzem vídeos educativos de cuidados com a saúde

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 15 de dezembro de 2020 às 18:39

O conteúdo é compartilhado nos grupos do WhatsApp e nas redes sociais

dontólogos do Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), que atuam na Unidade Básica de Saúde Valéria Martins, situada na Arse 122 (106 Sul), em Palmas, estão usando a criatividade para manter o vínculo com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e ao mesmo tempo levar informações sobre saúde, por meio da produção de mídias digitais.

Com o projeto ‘O SUS vai até você’, preceptores e residentes de Odontologia estão produzindo uma série de vídeos com temas variados sobre a saúde bucal, higienização, mitos e verdades, orientações e dicas de cuidados com a saúde. O conteúdo é compartilhado nos grupos de WhatsApp dos moradores das quadras da região, em redes sociais e também são apresentados durante os cursos online para gestantes que participam do Projeto BBClin, desenvolvido pela unidade de saúde.

A odontóloga e preceptora da turma, Alessandra Spínola, conta que a equipe da residência da unidade de saúde vem inovando na oferta de cuidados em saúde diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19. “Para continuar a oferta de ‘educação em saúde para comunidade’ foi necessário reinventar, já que pela necessidade do distanciamento social, os grupos presenciais com as rodas de conversa entre comunidade e profissionais, foram suspensos. Uma das mudanças ocorridas devido a pandemia foi a inclusão de outras formas de comunicação com o paciente, abrindo o campo para a mídia digital e todos os benefícios que ela pode oferecer”, destaca a preceptora elogiando o trabalho dos residentes.

A residente Taílla Paiva explica que os vídeos educativos feitos pelos profissionais têm a intenção de levar conhecimento, promover saúde e gerar vínculo com a comunidade, fazendo com todos sejam sempre assistidos. “Para ampliar o atendimento, foi criado também um grupo de WhatsApp para as gestantes. Lá, passou a ser mais um espaço para elas receberem apoio e conhecimento para a sua saúde e a do bebê”, diz a odontóloga, lembrando que neste grupo virtual estão inseridas as gestantes da comunidade que passam pelo pré-natal médico ou pré-natal odontológico e desejam participar do grupo para troca de informações.