Residentes do Programa Saúde da Família e Comunidade encerram semestre contabilizando bons resultados

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 28 de novembro de 2019 às 14:37

Durante o encontro de encerramento das atividades, o grupo apresentou os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na rede de saúde da Capital

Residentes do Programa de Saúde da Família e Comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), participaram de um encontro de encerraramo do primeiro ano das atividades do curso de especialização, junto a coordenação do Programa. Durante o encontro foi feita uma reflexão sobre os avanços e o que ainda se precisa melhorar nesse processo formativo dos residentes. Foi feito um resgate das atividades desenvolvidas por eles e a importância que eles possuem na rede de saúde da Capital.

Para a coordenadora do Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade, Karolyne Botelho, é fundamental esses espaços de integração aproximação entre os residentes e a coordenação do Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade, para fortalecer e melhorar a qualificação  dos processos formativos dos futuros profissionais da atenção.

“Encerramos o primeiro ano da residência deste grupo de R1. Em 2020, eles passarão a ser R2, cursando o último ano da residência com vastas experiências vividas nos diversos contextos dos serviços de saúde na bagagem. Acreditamos que, com olhar ampliado para os cenários de prática, os nossos residentes serão ainda mais atuantes em suas áreas de atuação”, observou a coordenadora.

No encontro, os residentes participaram de uma dinâmica onde eles tiveram a oportunidade para falar do sentimento que esse primeiro ano causou em todos da turma. Na mesma ocasião, avaliaram suas habilidades que podem ajudar na formação e nos serviços que são oferecidos ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). além de dar sugestões para o planejamento do Programa para o  próximo ano.

Dentro da programação do encerramento, um vídeo que mostra o resgate dos momentos vivenciados através de fotos foi exibido. O audiovisual apresentou a relevância e contribuição dos residentes na saúde da Capital.