Residentes em Saúde Coletiva participam de vivência prática nas ações de inspeção sanitária

Fundação Escola de Saúde Pública

Autor: Redação Semus | Publicado em 12 de agosto de 2019 às 12:38

A vivência faz parte do método de formação para residentes de saúde coletiva e acontece todas às terças-feiras deste mês

Dentro do processo de formação dos residentes em Saúde Coletiva, programa desenvolvido pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), os profissionais participam neste mês de agosto, sempre às terças-feiras, de uma vivência prática nas ações de inspeções para licenciamento sanitário.

 

A formação conta com o apoio do Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária e da própria Visa Municipal. Durante as atividades, os residentes são convidados a desenvolver um olhar crítico sobre os principais riscos sanitários do estabelecimento inspecionado. As visitas acontecem nos próprios estabelecimentos de saúde que compõem a rede municipal.

 

“A Fesp enquanto instituição formadora dos profissionais residentes preza pelo olhar ampliado do território, e acredita ser de extrema relevância para a formação do perfil de competências dos especialistas, a vivência nos serviços que compõem a Rede de Atenção e Vigilância em Saúde, de forma a compartilhar saberes e práticas a partir da reflexão do contexto”, explica a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde Coletiva, Nadja de Oliveira Figueiredo.

 

A inspetora sanitária, Silvana Teixeira, que acompanhará o processo de formação também fala sobre o olhar crítico ao inspecionar um estabelecimento. “Acreditamos que a formação dos profissionais se completa ao ofertá-los um perfil de competências no decorrer do processo de formação. Este perfil é composto de ‘andanças’ pelo território, uma vez que a inspeção de um estabelecimento se inicia com a observação do seu entorno, onde se colhe elementos sociais, demográficos, comportamentais, comerciais, dentre outros”, finaliza Silvana.

 

 

 

Roteiro de vistorias

 

 

13/08 - pela manhã: Samu e CSC Valéria Martins (Arse 122 / 1206 Sul); a tarde: Caps AD III

20/08 - CSC Walter Morato (Taquaruçu) e CSC Mariazinha (Buritirana)

26/08 - Upa Norte (à noite)

27/08 - pela manhã: CSC Luiz Otaviani (Arno 33 / 307 Norte), CSC Arno 41, CSC Arno 42 e CSC Arno 61; À tarde: UPA Sul



Revisão e postagem: Iara Cruz