Resolve Palmas recebe visita do grupo espanhol da Fundesplai

Casa Civil do Município de Palmas

Autor: Redação Resolve Palmas | Publicado em 20 de julho de 2022 às 16:35

Equipe da Prefeitura apresentou o trabalho realizado nas unidades que oportuniza inserção no mercado de trabalho

A Unidade do Resolve Palmas, localizada na Av JK, recebeu na tarde desta quarta-feira, 20, o presidente da Fundesplai, Josep Gassó, que estava acompanhado de sua equipe e também dos representantes da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) na Capital. A comitiva foi recepcionada pela secretária-executiva do Resolve Palmas, Rosângela Lara Torres Gomes e pela secretária-executiva da Casa Civil Regina Peu.

Durante a visita foi apresentado ao grupo espanhol como são as atividades desenvolvidas dentro das Unidades do órgão pelos jovens aprendizes e como é importante o programa que dá a oportunidade de inserir os jovens no mercado de trabalho. De acordo com a secretária-executiva Rosângela, nos abrimos as portas no mercado de trabalho para esses jovens que no futuro já vão chegar profissionais capacitados. “Nós ensinamos e acompanhamos diariamente a rotina de trabalho que é realizada, pois a complementação e qualificação do processo de formação, favorece o aprendizado, na prática, e a aplicação dos conhecimentos técnicos aumentam as chances de que o jovem seja contratado, consiga ingressar em seu primeiro emprego e continue por lá”, destacou.

Para o presidente da Fundesplai, Josep Gassó, a visita teve o objetivo de conhecer como é a atuação dos jovens aprendizes que atuam dentro das unidades do órgão. “Estou impressionado com o que vi aqui, com a metodologia de trabalho e como o programa funciona. A oportunidade e a inserção de jovens no mercado de trabalho e uma iniciativa bacana, que vem somar na vida das pessoas. Vamos levar o que vimos aqui e usar em nosso país para incluir os jovens espanhóis em ações sociais para transformar vidas”, informou.

Já para a conselheira presidente da Renaspi, Raquel Barbosa, é ótimo contar com parceiros que viabilizam sonhos e o Resolve Palmas é um deles. “Nosso objetivo é somar e ter cada vez mais parceiros para atender os jovens. É uma satisfação saber que o nosso projeto vem dando certo, pois fazemos sempre na expectativa de fazer o melhor e ajudar cada vez a transformar a vida de jovens e de toda a sociedade, aliando tecnologia, educação, oportunidade e geração de renda”, enfatizou.

 

Resolve Palmas/Renapsi

Desde que iniciou a parceria do Resolve Palmas e Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), já passaram pelas unidades do órgão mais de 180 jovens aprendizes. Para fazer parte do programa é necessário possuir idade entre 14 e 22 anos. O contrato de trabalho é de 16 meses. A jornada de trabalho é de 6 horas diárias. Além do estágio supervisionado nas unidades os jovens ainda participam de cursos e palestras.

 

Fundesplai

A Fundesplai é uma Organização não-governamental, localizada na Espanha, com sedes em Madrid e Barcelona. Tem 20 anos de história e sua missão é promover o empoderamento e capacitação cidadã, tendo como perspectiva os direitos humanos e a luta pela inclusão e transformação social daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e exclusão.Texto: Redação Resolve Palmas.

 

Texto: Edição: Secom/Palmas