Retrospectiva 2021: inauguração da Casa do Empreendedor e redução da taxa de juros do Banco do Povo marcam atuação da Sedem

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Redação/Secom | Publicado em 28 de dezembro de 2021 às 10:03

Prefeitura de Palmas emitiu mais de 15 mil alvarás e foram formalizados 11 mil microempreendedores em 2021

Uma ação fundamental para o movimento ‘Palmas volta por cima’ foi a inauguração da Casa do Empreendedor em outubro deste ano, um importante fomento à economia de Palmas. Outra ação é a revisão da legislação do Banco do Povo, com redução da taxa de juros de concessão de 1% para 0,5% e de 1,5% para 0,5% para renegociação. Palmas acumula dados positivos em 2021 com a formalização de 11 mil microempreendedores individuais, mais de 15 mil alvarás emitidos e mais de 300 contratos de empréstimos com o Banco do Povo.

“Depois de um período tão difícil, quando os números da pandemia não permitiam o funcionamento regular do comércio e dos serviços na nossa Capital, podemos falar que ‘Palmas volta por cima’. Os números são muito positivos, estamos liderando no ranking das capitais em criação de empregos formais. Ampliamos os serviços e orientações aos empreendedores e empresários, com mais de 36 mil serviços prestados aos empreendedores urbanos e rurais de Palmas”, avalia a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Mila Jaber.

Neste ano também foram atualizados o cadastro de 800 espaços concedidos nas feiras, mais a formalização de todos os empreendedores com concessões de uso de salas nos Centros Comerciais Populares - Arca Taquaralto e Camelódromo da ACSE 1 (104 Sul) - além das revitalizações dos locais. E a reforma do Rodoshopping está em andamento. A Sedem também promoveu a regularização dos vendedores ambulantes na Orla da Graciosa.

O ano de 2021 também foi marcado pelo início da construção da Feira da Promessa, um investimento inicial de R$ 2,3 milhões para a primeira etapa, atendendo uma demanda de mais de 30 anos dos moradores da região Sul. A Sedem também organizou os vendedores ambulantes da Vila Gastronômica no Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) e está realizando o Diagnóstico Situacional dos Quiosques Urbanos e de Praias de Palmas. A Sedem também emitiu 40 Certidões Precárias de Uso de Espaço Público para ambulantes de trailers e similares.