Retrospectiva 2021: Instituto 20 de Maio encerra ano letivo com saldo positivo

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Recaçã IVM | Publicado em 23 de dezembro de 2021 às 16:35

Prefeitura de Palmas investiu em cerca de R$ 600 mil entre cursos teóricos e práticos

O Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia de Palmas (IVM), encerra as atividades letivas de 2021 com saldo positivo, superando os efeitos da atual pandemia de Covid-19. Foram mais de 1.300 inscritos em cursos e palestras promovidos ao longo do ano, com o investimento da Prefeitura de Palmas em cerca de R$ 600 mil entre capacitações teóricas e práticas, além de palestras com profissionais de renome nacional de forma gratuita.

O IVM obteve média de nove pontos na avaliação das qualificações, em uma escala de 0 a 10, que comparado ao ano de 2020, de 0 a 05, teve média 4.3, demonstrando um salto exponencial. Ao todo foram mais de 700 horas/aulas em formações e capacitações.

Outro ponto positivo alcançado, a participação dos servidores que aumentou 47% em relação ao ano passado, em 2020 foram 905 servidores certificados, neste ano o número é de 1.332.

Palestras

De janeiro a julho foram abordadas temáticas relacionadas ao bem estar e desenvolvimento pessoal dos servidores, sobre liderança e gestão de pessoas, como manter a autoestima blindada, obter excelência no atendimento ao público, a importância de cuidar da voz instrumento de trabalho importante, métodos de boas práticas on-line, educação financeira e a importância da progressão funcional para o serviço público.

Cursos presenciais

De agosto a dezembro, além do uso da plataforma IVM Online que possibilitou a realização dos cursos à distância, houve também a retomada dos cursos presenciais, sendo o primeiro do ano, o curso de Informática (LibreOffice Básico).

Outros cursos de destaque foram: Licitações e Contratos Administrativos, abordando a nova Lei de Licitações de nº. 14.133, de 1º de abril de 2021, NR-10 e NR-35 tratando nas normas regulamentadoras de proteção para o trabalho feito em instalações elétricas e altura, Infrações de Trânsito e Processo Administrativo, Formação de Pregoeiros e o Curso de Formação de Instrutores.

Expectativas

Para o diretor de Capacitação da Escola de Governo de Palmas (EGP), Eduardo Lustosa ,esse foi um ano muito produtivo. “Desenvolvemos processos de trabalho para colocar o treinamento e desenvolvimento como prioridade dentro da gestão municipal, viabilizando com isso uma política de formação e capacitação de servidores públicos ainda mais efetiva”, disse ele, ressaltando que em 2022 o número de instrutores credenciados deverá crescer em razão do aperfeiçoamento dos serviços públicos em novas áreas também.

“Este ano foi marcado pela integração da equipe IVM, de profissionais realmente dedicados para que nossa missão fosse cumprida. Tivemos cursos de excelência para os servidores como os cursos obrigatórios de Atualização de Trânsito, essencial para a mobilidade urbana de nossa cidade, assim como sobre a nova Lei de Licitações de Nº. 14.133, que atendeu todas as secretarias, tivemos também o curso de formação de instrutores que serão credenciados em janeiro. Esse resultado foi conquistado devido a Pesquisa de ParticipAção, um grande indicador para avaliar qual a compreensão que os servidores têm sobre o instituto, e a elaboração de um plano eficiente de qualificação”, declarou Jacqueline Vieira, presidente do IVM.