Reunião com feirantes discute adequações sanitárias dos produtos de origem animal

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Redação Secom | Publicado em 22 de novembro de 2022 às 15:08

Tratativa busca o alinhamento para melhorias nas condições de armazenamentos dos derivados

Os trabalhadores que atuam nas feiras na Capital e vendem produtos de origem animal participaram nesta segunda-feira, 21, de uma reunião de alinhamento, realizada na sala de treinamento da Casa do Empreendedor. O encontro tratou das adequações quanto às formas de armazenamento, segurança e qualidade sanitária dos derivados que são comercializados diariamente nas feiras livres da Capital.  

A reunião foi uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) e aconteceu em resposta à demanda levantada pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher  (CAOCCID). 

O alinhamento atende também às recomendações do Ministério Público do Estado do Tocantins, que ordenou que a gestão municipal fiscalizasse e disponibilizasse instrumentos de controle e apoio aos empreendedores, para uma melhoria nas formas de armazenamento e refinação dos produtos de origem animal, como o leite, ovos, carne branca, carne vermelha, mel, dentre outros derivados. 

Participaram do encontro os representantes de órgãos públicos, como os inspetores da Vigilância Sanitária de Palmas (Visa), Fábio Gustavo, Cláudio Gilberto Garcia, e Suely Quixabeira, a gerente de Inspeção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), Leandra Cristina Alencar Silva, e o médico veterinário da Secretaria Estadual  da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Joellington Fonseca Monteiro. 

Durante a reunião, os servidores das respectivas pastas reforçaram a necessidade de os comerciantes se adequarem às normativas para continuarem disponibilizando os seus produtos aos clientes. Participaram ainda o secretário-executivo da Sedem, Raimundo Júnior, o superintendente de Indústria e Comércio, João Pedro Claret e a diretora de Abastecimento e Comercialização, Olivia Vale.

 

Texto: Redação Secom
Edição: Secom