Reunião do PPPAC é realizada na Fundação Cultural de Palmas

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP | Publicado em 28 de setembro de 2022 às 13:02

Encontro visa melhorar o funcionamento da instituição, oferta dos cursos e atendimento à população

Na tarde desta terça-feira, 27, a comissão responsável pelo Plano Político Pedagógico Artístico Cultural (PPPAC) realizou uma reunião com os professores e gestores do Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta) na Fundação Cultural de Palmas. Estes encontros, denominados Escutas Territoriais, estão acontecendo desde o início de 2022 e visam melhorar o funcionamento da instituição, oferta dos cursos e atendimento à população. 

O objetivo das escutas é analisar a situação dos equipamentos que oferecem cursos livres de artes e, se necessário, buscar soluções. No Ceta, durante o encontro, os professores pediram continuidade ao PPPAC e estimaram sua importância. 

Segundo a assessora executiva e presidente interina da Fundação Cultural de Palmas, Euzeni Grimm, "O PPPAC é um instrumento norteador das ações a serem desenvolvidas. Todavia, mais importante do que planejar é cumprir o planejamento, ajustando sempre que se fizer necessário. A construção do Plano Político Pedagógico de Arte e Cultura com a participação efetiva de todos os atores envolvidos neste processo é fundamental para o avanço dessa política cultural de formação e aperfeiçoamento, ofertada pela Fundação Cultural."

A elaboração do PPPAC do Programa Municipal de Formação Artística e Cultural é uma necessidade reivindicada pelo corpo docente da FCP. O projeto é um instrumento necessário e orientador de diretrizes para a promoção do ensino livre das artes, eficiente e contínuo como política pública.

Atualmente, a FCP promove cursos livres de artes no Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta), Espaço Cultural de Palmas José Gomes Sobrinho, Espaço+Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém, Pracinha da Cultura e Casa da Cultura Professora Maria dos Reis.

 

Espaço +Cultura
Uma reunião similar também foi realizada no Espaço+Cultura, na última sexta-feira, 23. Na ocasião foram ouvidas as demandas locais e suas especificidades, como o atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais.  O Espaço+Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém é um equipamento que funciona como extensão do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, na Quadra Arse 131 (1304 Sul), ofertando cursos de iniciação às artes.