Reunião entre instituições municipais e organizações da sociedade civil marca reflexão acerca do percurso do Selo Unicef em Palmas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 02 de julho de 2019 às 10:23

O município de Palmas é avaliado em 11 indicadores


A reunião de acompanhamento da implantação do Selo Unicef 2017/2020 - Palmas entre as instituições de desenvolvimento das políticas públicas para crianças e adolescentes foi realizada na última sexta-feira, 28, no Parque da Pessoa Idosa, e contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, além de integrantes das organizações sociais Ação Social Jesus de Nazaré, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca), Pastoral da Criança, Centro Juvenil Salesiano e Conselho Tutelar.

 

O objetivo é avaliar e o monitorar as ações estratégicas do Selo Unicef, avaliar os avanços alcançados e fazer os ajustes ou correções no Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, executado pelo município ao longo do ciclo do Selo, potencializando as possibilidades de alcance de resultados.

 

O município é avaliado em 11 indicadores: crianças de até um ano com registro civil; abandono no ensino fundamental; beneficiadas pelo BPC que estão na escola; menores de cinco anos com peso alto para a idade; nascidos vivos de meninas de 10 a 14 anos; gestantes com sífilis em tratamento adequado; óbitos de mulheres em idade fértil, distorção idade-série nos anos finais; óbitos infantis investigados, taxa de mortalidade entre 10 e 19 anos por causas externas e percentual de adolescentes de 16 e 17 anos, que estão cadastrados no TRE. Recentemente, foi adicionado o indicador Vacinação na primeira infância.

 

O município é avaliado em relação ao seu grupo de representação representada pelas cores verde, amarela e vermelha, indicando a necessidade de manter ou melhorar o desempenho. Valquíria Rezende, secretária municipal de Desenvolvimento Social, destaca a importância da reunião intermediária para a consolidação do objetivo final do selo. “Todo o processo do Unicef tem prazos e metas, trabalhamos ação por ação. Este é o momento em que todos os atores se encontram, e se articulam para que as políticas sejam mais transparentes, efetivas e humanizadas”, considera a secretária.

 

Tatiane Guida, superintendente de Avaliação da Semed, considera o momento importante para o alinhamento entre as instituições municipais. “Nosso trabalho é como Prefeitura de Palmas, com um objetivo maior que o específico de cada pasta. Entendemos que conjuntamente teremos melhores condições de efetivar as políticas públicas para crianças e adolescentes no município”, disse.

 

Infância e adolescência

 

O Selo Unicef é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do Semiárido e da Amazônia brasileira. Palmas aderiu ao Selo em agosto de 2017 e desde então vem desenvolvendo ações e atividades que buscam fortalecer a gestão municipal e qualificar as políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, garantindo a mobilização social e a participação dos adolescentes.