Reunião para elaboração Plano Político, Pedagógico, Artístico Cultural acontece nesta sexta-feira, 13

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 10 de maio de 2022 às 18:05

Comissão para construção do projeto já foi estabelecida pela Fundação Cultural de Palmas (FCP)

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) promove nesta sexta-feira, 13, às 16 horas, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a terceira reunião para discussão do Plano Político, Pedagógico, Artístico Cultural (PPPAC) da instituição. Na ocasião será discutido o plano de trabalho da comissão ampliada que será responsável pela elaboração do PPAC. 

Formada por representantes de instituições de ensino, da sociedade civil organizada e servidores de diversas áreas da FCP, a comissão ampliada foi instituída no Diário Oficial Nº 2.974 de 06 de maio de 2022, com a finalidade de garantir pluralidade e representatividade na elaboração do Plano, sendo um avanço para a melhoria do programa de formação livre em artes da Fundação Cultural.

O presidente da FCP, Giovanni Assis, explica que a construção do Plano Político Pedagógico Artístico e Cultural requer a participação de todos os atores envolvidos no processo de formação artística e cultural, como pais, alunos, professores, servidores do corpo administrativo e de serviços gerais, representantes de instituições de ensino formal e informal e membros da comunidade cultural de Palmas, com ênfase para os atuantes nas linguagens artísticas das artes cênicas (teatro e dança), música e artes visuais. 

“Após uma reunião inicial, como menor número de participantes, nós ampliamos a quantidade de componentes da comissão para garantir a pluralidade nas discussões para que tenhamos, no fim do processo, um PPPAC que atenda com maior representatividade as necessidades da população de Palmas no que diz respeito ao programa livre de iniciação às artes da FCP”, afirmou Assis. 

É atribuída à comissão ampliada a promoção de amplo debate, a pesquisa e análise de problemas, a emissão de parecer técnico e a elaboração do documento final do Projeto Político Pedagógico Artístico e Cultural da Fundação Cultural de Palmas.

PPPAC

A elaboração do Plano Político Pedagógico Artístico Cultural do Programa Municipal de Formação Artística e Cultural é uma necessidade reivindicada pelo corpo docente da Fundação Cultural de Palmas. O PPAC é um instrumento necessário e orientador de diretrizes para a promoção do ensino livre das artes, eficiente e contínuo como política pública. 
Atualmente, a FCP promove cursos livres de artes no Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta), no Espaço Cultural de Palmas José Gomes Sobrinho, no Espaço +Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém, na Pracinha da Cultura e na Casa da Cultura Professora Maria dos Reis.

Confira a relação de integrantes da Comissão e suas atribuições no DOM Nº 2974.