Réveillon da Praia da Graciosa terá Estação de Coleta Seletiva

Fundação Municipal de Meio Ambiente

Autor: Márcio Greick | Publicado em 21 de dezembro de 2018 às 11:58

Iniciativa visa despertar a consciência ambiental do público e comerciantes, além de contribuir para a manutenção da limpeza da Praia

 

A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente, instalará uma Estação de Coleta Seletiva na Praia da Graciosa durante as festas do Réveillon 2019. O evento ocorrerá na segunda-feira, 31, a partir das 21h30, na Praia da Graciosa.

 

A coleta de lixo seletiva será a novidade no Réveillon 2019 da Praia da Graciosa, que terá um esquema de organização e infraestrutura para que o público descarte o lixo de maneira sustentável.

 

Além de estimular a preservação do meio ambiente, todo material reciclável colocado nos pontos de entrega voluntária será destinado às Cooperativas de Catadores de Palmas e o óleo de cozinha usado pelos comerciantes, a exemplo dos ambulantes e food trucks, será destinado a uma entidade parceira da Prefeitura.

 

Na estação haverá coletores destinados a separação de material reciclável, como metal, alumínio, papel e plástico, além de um tambor do Programa Renova Palmas para a coleta do óleo de cozinha usado pelos comerciantes.

 

A população também poderá contribuir com o meio ambiente e manter a praia limpa destinando os resíduos comuns em lixeiras que estarão espalhadas em diversos pontos da praia.

 

De acordo com a presidente da Fundação do Meio Ambiente, Meire Carreira, será feito um contato prévio com os comerciantes que estarão trabalhando na praia da Graciosa na noite do Réveillon.  “A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os frequentadores e comerciantes sobre a importância da coleta seletiva para a destinação correta dos resíduos sólidos, bem como para manutenção do espaço organizado e limpo”, disse, acrescentando que no início da semana haverá uma reunião com os donos desses estabelecimentos para orientações de que forma será feita a coleta seletiva durante as comemorações das festas de fim de ano na Praia da Graciosa.

 

Infraestrutura

 

O serviço de limpeza antes e depois do evento ficará por conta da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, com roçagem nas imediações da Praia.

 

Já a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana vai coordenar o trânsito com reforço da Guarda Metropolitana de Palmas, polícias Civil e Militar, com campanhas educativas nas redes para condução responsável, projeto Balada Segura, distribuição de panfletos sobre responsabilidade no trânsito e rota exclusiva de transporte público.

 

Vila dos Sabores

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) selecionará dez  foodtrucks e 12 microempreendedores, sendo dois móveis e dez fixos em estandes para atuar na Vila dos Sabores.

 

Programação

 

A banda Babado Novo será a grande atração do Réveillon de Palmas 2019, na Praia da Graciosa, principal destino para quem vai passar o Ano Novo na Capital, a partir das 21h30 do dia 31 de dezembro. O evento conta ainda com a participação de mais três apresentações artísticas, Leo Pinheiro, Murilo e Muriel e a banda Veja, além de muitos fogos de artifício.

 

 

Edição e postagem: Iara Cruz