Revisão do Código de Posturas da Capital recebe contribuições da sociedade civil

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais

Autor: Juliana Matos | Publicado em 21 de janeiro de 2020 às 18:38

Nesta quarta-feira, 22, será apresentada em audiência pública proposta de atualização de outro código municipal, o Código de Obras e Edificações e a população está convidada.

Você sabe o que é o Código de Obras e Edificações de Palmas?  É a lei que estabelece regras para projeto, licenciamento e utilização de edificações novas e que passará por uma atualização, assim como o Código de Posturas Municipal de Palmas. Este último é o código que define medidas disciplinadoras e de organização da cidade. Ambos estão passando por atualização com base em estudos de comissões técnicas e colaborações feitas pela sociedade palmense em audiências públicas.

Já nesta quarta-feira, 22, acontece a partir das 8 horas, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Empresas (Sebrae), a audiência pública de revisão do Código de Obras e Edificações de Palmas. A entrada é gratuita e aberta a todos que desejem colaborar para uma atualização mais moderna e atenta às necessidades da cidade.

Na terça-feira, 21, ocorreu a audiência sobre a revisão do Código de Posturas de Palmas. Na ocasião, foram muitas as contribuições a partir da leitura da minuta proposta para atualização do novo código.

Todas as deliberações tratavam-se de dúvidas ou sugestões de adaptação da nova redação, entre eles, pontos relativos a temas como a prestação de serviços de pessoa física em espaços públicos, exposição de mercadorias, regras para manutenção de ordem e moralidade em estabelecimentos comerciais.

Para muitos dos presentes, a proposta de revisão veio em boa hora especialmente em razão do fato de o atual Código de Posturas do Município estar vigente desde 1992. “Essa atualização é necessária para atender os anseios da sociedade e da própria população”, argumentou o servidor público e fiscal de Obras e Postura de Palmas, João Batista. “Muitas adaptações são necessárias para cidade funcionar bem. Por isso, é importante mais participação em audiências como esta. Esse é o momento de opinar, participar e discutir os rumos da cidade”, disse o gerente comercial da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Siges Leal.

Participação popular

“É imprescindível a participação popular nestas audiências para que o Poder Público possa ouvi-la. São partes do rito legal. O que estamos fazendo é capturar opiniões populares para reformularmos as minutas propostas a partir de estudos com vários segmentos. São leis muito importantes e sobre as quais a população pode e precisa colaborar”, ressaltou o secretário interino da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais (Sedurf), Tiago Costa.

Compuseram a mesa da audiência desta terça-feira, 21, o fiscal de obras Paulo Cavalcante; a diretora de Urbanismo Débora Buratto; a secretária executiva Ana Laura Coutinho; secretário interino Tiago Costa; o secretário executivo João Willian Solin; o procurador municipal Arnald Braga; o economista Lázaro Gomes e a assessora jurídica Rosemeiry Jaber.

Próximos passos

Vale ressaltar que nas próximas semanas todas as deliberações, sugestões e colaborações feitas acerca da atualização do referido código serão analisadas por comissão técnica para avaliação das ponderações e, posterior, atualização da minuta. Uma ata com a descritivo de todas as deliberações ali realizadas será publicada em breve no Diário Oficial do Município (DOM). A previsão é de que daqui cerca de 30 dias o texto final seja apresentado à Câmara de Vereadores para apreciação.

Para ter acesso às minutas, basta acessar a aba Documento da página da Sedurf. Para acessar clique aqui.