‘Roça na Escola’: unidades municipais da Região Sul de Palmas recebem essa semana 1.713 Kg de hortifruti

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 21 de outubro de 2019 às 18:36

Dia Nacional da Alimentação Escolar é celebrado nesta segunda, 21

Em 21 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Alimentação Escolar. A data tem como objetivo chamar atenção sobre a importância de se estabelecer bons hábitos alimentares para crianças e jovens. A introdução desses hábitos é essencial, principalmente nos primeiros anos de vida das crianças, pois promove melhorias na qualidade do sono, da capacidade respiratória e a prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares, por exemplo.

Somente essa semana serão distribuídos 1.713 Kg de Hortifruti a 13 escolas municipais da Região Sul de Palmas, pelo Programa de Aquisição de Alimentos em Palmas (PAA) Compra Direta ,que tem como objetivos promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

‘Roça na Escola’

Também pensando no bem estar das crianças, foi implantado em algumas unidades educacionais do Município de Palmas o projeto ‘Roça na Escola’, que surgiu através de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder).

O projeto tem como objetivo de inserir uma alimentação mais saudável no dia a dia das crianças, incentivando uma agricultura sustentável e agroecológica. Até o momento, cerca de 30 unidades são beneficiadas pelo projeto, que teve início no final do ano de 2015.

As unidades beneficiadas pelo projeto utilizam os alimentos colhidos na horta para integrar a alimentação das crianças. De acordo com o nutricionista Rodrigo Miranda, os cardápios são elaborados para cada faixa etária. “O responsável técnico pelo programa no Município deve ser um nutricionista, do qual uma das atribuições é elaborar o cardápio de acordo com a cultura alimentar, o perfil epidemiológico da população atendida e a vocação agrícola da região.” Além disso, Rodrigo conta que a equipe de nutricionistas visitas às unidades no decorrer do ano.

Normas

Todos os alimentos que são servidos nas unidades escolares do Município, seguem às normas estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que é um programa de âmbito federal e executado pelos municípios. “O PNAE funciona com o Governo Federal repassando recursos para os municípios via FNDE, como forma de complementação e de acordo com o número de alunos matriculados na rede”, explica o nutricionista.