Roçagem de áreas verdes é feita em rodízio de quadras e setores para contemplar toda Capital

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos/Edição: Lorena Karlla | Publicado em 06 de janeiro de 2022 às 13:51

Quadras residenciais e avenidas comerciais estão na programação dos serviços de roço e capina desta quinta-feira, 06

Para controle e limpeza de áreas públicas e lindeiras a avenidas e cruzamentos, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) realiza rodízio entre as 190 quadras e setores da Capital entre 45 e 60 dias com serviços de capina e roçagem.

Nesta quinta-feira, 06, serviço de roço de áreas públicas está atendendo as quadras Arso 22 (205 Sul), AANE 20 (202 Norte), Arso 23 (207 Sul), ACSU-SO 40 (401 Sul), Arno 42 (405 Norte), Arso 43 (407 Sul), Arso 44 (409 Sul), Arso 54 (509 Sul), Arso 53 (507 Sul),  Arse 82 (806 Sul) e Arso 103 (1007 Sul). Também está programada roçagem para esta data nos cruzamentos das Avenidas LO-02 com NS-01, da Av. NS-02 com a LO-03, ao longo da  Av. LO-03, da Av. NS-06,  Av. LO-25, Av. Teotônio Segurado e setores Jardim Janaína, Setor Jardim Aeroporto e Bertaville. Há ainda outra equipe realizando varrição e capina na Av. NS-05 e Av. NS-03.

Segundo a pasta, a roçagem é realizada com máquinas costais e/ou tratores com grades para remoção do capim andropogon, comumente encontrado por toda Capital, originalmente construída em área de pastagens. Em função de sua adaptação ao clima e solo locais, no período de chuvas, a espécie pode crescer de quatro a cinco centímetros por dia.

Em locais onde o morador note necessidade de limpeza mais urgente, é possível solicitar à Seisp retorno pelo aplicativo Colab. O aplicativo foi adotado pela Prefeitura de Palmas como rede social de cidadania. Em cada postagem feita, o cidadão pode enviar foto e endereço de solicitação de serviço como tapa-buraco ou limpeza de boca de lobo e acompanhar o andamento do atendimento desde a notificação até a resolução da demanda. O aplicativo pode ser baixado para smartphones iOs e Android. Também é possível realizar solicitações pelo computador acessando https://www.colab.re/ .