
Roda de conversa e compartilhamento de projetos abrem primeiro dia de evento
Entre os assuntos discutidos, política aos jovens como ferramenta de transformação social
A roda de conversa ‘Experiências de projetos para a juventude como ferramenta de transformação social’ foi uma das várias atividades que marcaram o primeiro dia do 1º Encontro da Juventude Municipalista do Estado do Tocantins, que contou com 12 cidades participantes. Durante a mesa redonda, os gestores municipais da juventude compartilharam projetos e casos de sucesso aplicados em suas cidades nesta quinta-feira, 18.
O primeiro dia ainda teve diversas palestras, ‘Políticas Públicas de Juventude: avanços, desafios e novas perspectivas’, com o secretário-geral do Conselho Nacional de Juventude, Gustavo Gama; ‘Juventude pós pandemia: impactos , inseguranças e oportunidades’, com o presidente do Instituto Besouro de Fomento Social, Vitor Rocha; e ‘Cultura, território e consumo juvenil’, com a diretora estadual de Juventude, Júlia Albuquerque.
Coordenadores
O presidente da Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP), Nélio Lopes, ressaltou que é uma alegria ter mais de dez cidades reunidas falando sobre políticas públicas de juventude. “Nosso objetivo é trocar ideias e projetos de sucesso para fortalecer nosso trabalho, inclusive dos municípios que ainda não têm um trabalho tão evidente para os jovens."
O presidente da Fundação de Juventude de Porto Nacional, Murilo Ferreira, declarou com alegria o quanto é importante esse evento, bem como o fortalecimento dessas pastas. “O enriquecimento da política de juventude em Palmas significa o crescimento em todos os municípios do interior, uma vez que a Capital é a nossa referência.”
Participantes
Além de Palmas e Porto Nacional, participam gestores municipais da juventude de Aguiarnópolis, Almas, Arapoema, Guaraí, Novo Acordo, Paraíso do Tocantins, Pium, São Miguel do Tocantins e Tocantínia. O presidente da FJP, Nélio Lopes, esclareceu que o objetivo do encontro é fazer com que os órgãos de juventude se aproximem uns dos outros e compartilhem suas ações positivas para que possam ser implementadas em outros municípios, e, desta forma, a categoria possa avançar, conjuntamente em busca de melhores políticas públicas em prol da juventude tocantinense.
Representando as cidades convidadas, o diretor de Juventude de Paraíso do Tocantins, Josué Lobo, destacou a participação no 1º Encontro da Juventude Municipalista do Estado do Tocantins. "Está sendo muito bom, trata-se de um network com troca de conhecimentos, vendo o que acontece em cada localidade bem como o que pode ser levado e aproveitado na cidade de Paraíso”, disse.
Programação
Dia 19 (sexta-feira)
08 horas – Palestra com Omar Hennemann, cujo tema é ‘O novo sentido da vida’
09 horas – Palestra com o assessor de Assuntos Estratégicos da Secretaria Municipal de Campo Grande (MS), Luiz Carlos Pinho Junior, sobre ‘Planejamento estratégico de políticas de juventude’
11 horas – Palestra ‘Conselhos como garantia do acontecer’, com parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Nacional (CMDCA) e pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA)
14 horas – Palestra com a Diretora Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Márcia Rodrigues de Paula, sobre 'Implementação de políticas públicas de juventude a partir de parcerias públicas privadas (PPP) e Qualificação profissional como ferramenta de transformação social'
15 horas – Palestra ‘Redes sociais como ferramenta de divulgação’, com o publicitário André Andrade.
Texto: Deni Rocha/Secom
Edição: Secom Palmas