Roda de conversa on-line marca o Dia Mundial do Alzheimer

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Sedes/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 21 de setembro de 2021 às 18:21

Iniciativa teve como convidados os idosos do Parque da Pessoa Idosa e buscou a conscientização

Os idosos frequentadores do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira se reuniram nesta terça-feira, 21, para uma roda de conversa de conscientização sobre o Alzheimer. O encontro, que marca o Dia Mundial de reflexão sobre a doença, teve como convidada especial a médica geriatra da Rede Municipal de Saúde de Palmas, Paula Fleury Curado, que esclareceu dúvidas sobre prevenção.

A médica ressaltou também a importância de manter uma rotina para o idoso diagnosticado com Alzheimer. Segundo ela, a rotina ajuda o paciente e também garante que o cuidador tenha um tempo para si. “A informação é a primeira coisa que precisamos ter. Na pandemia ou fora da pandemia, o idoso precisa ter atividades diárias e evitar o ócio. É importante também manter uma rotina, porque se o idoso não possui rotina, ele pode ficar mais confuso ainda”, disse Paula Fleury Curado.

Os participantes compartilharam relatos e experiências ao lidar com pessoas com a doença. A idosa Terezinha Lumbieri afirmou a necessidade de manter a empatia nesses momentos. “É preciso ter essa empatia, resiliência, porque realmente é difícil lidar com a pessoa nesse estado, muitas vezes vamos precisar repetir dez vezes a mesma coisa”, disse.

A médica geriatra alerta aos jovens, adultos e idosos para a importância de manter a atenção para a perda de memórias que prejudicam o dia a dia. Se algum problema for identificado, o indicado é procurar a ajuda de um médico.