Rodas de Conversa da ETI Fidêncio Bogo promovem diálogo sobre a relação família e escola em tempos de pandemia

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 26 de março de 2021 às 16:41

Atividade buscar agregar alunos, familiares e profissionais em busca de recursos para a aprendizagem

Com uma programação voltada às complexidades locais e globais, o projeto Roda de Conversa, implementado pela Escola de Tempo Integral (ETI) Agroecológica Fidêncio Bogo, que fica na região do Taquaruçu Grande, em Palmas, tem buscado agregar alunos, familiares e profissionais em busca de soluções e inovações no exercício da aprendizagem.

No mês de março, a Roda de Conversa recebeu o padre Lenício Nascimento para debater sobre o “Um olhar sistêmico para as relações entre família e escola em tempos de pandemia”. O encontro virtual, que pela primeira vez foi transmitido pelo YouTube e teve participação de professores de outras unidades escolares, abriu um espaço para a partilha de conhecimento e interação entre os membros da comunidade escolar e local, sobretudo acerca das muitas limitações que vêm sendo impostas pela pandemia.

Graduado em filosofia, teologia e psicologia, Nascimento é também pós-graduado em atendimento sistêmico de famílias. Durante o diálogo com a comunidade, trouxe sua experiência em relações humanas para o contexto escolar, estimulando a capacidade de transformação da realidade para superar este momento adverso.

Segundo a diretora da escola, Joselaine Queli Fiametti, as rodas de conversa buscam o diálogo e a reflexão com a comunidade escolar, para que juntos se possa superar os desafios da educação e da vida. “Estamos vivenciando tempos difíceis. Somos bombardeados de informações, muitas delas contraditórias ou misturadas com ideologias políticas. Por isso, enquanto escola, nos comprometemos não apenas com a aprendizagem, mas também com a partilha, os diálogos, a escuta ativa e afetiva das famílias dos estudantes, com práticas e ações solidárias, e com a formação integral dos membros da nossa comunidade escolar”, considera a diretora.

A secretária municipal da Educação, Cleizenir dos Santos, que também participou pela primeira vez do evento virtual, considera a iniciativa louvável e de grande valia neste momento atípico, sobretudo por promover a inserção dos familiares dos alunos no processo de educação. “As rodas de conversa, ao trazer para a escola a visão de profissionais que atuam em outros contextos, enriquece o debate acerca da aprendizagem e apresenta soluções a problemas que muitas vezes não são percebidos para quem está cotidianamente envolvido no processo”, considera.

O projeto teve início no mês de fevereiro, com a participação da educadora e parceira da escola Noeli Sturmer, que mediou o diálogo sobre a diferença entre ensino híbrido e ensino remoto. No mesmo mês houve a participação da educadora Tina Carvalho, que abordou a diferença entre projeto de ensino e projeto de aprendizagem, numa perspectiva de transformação da educação pelo viés do paradigma da aprendizagem.