Romeu e Julieta chega ao Cineteatro da Estação Cidadania Cultura na ‘I Mostra Itinerante de Teatro’ da Fundação Cultural de Palmas

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 25 de novembro de 2019 às 17:34

  Espetáculo será encenado nos dias 29 e 30 novembro às 19h30, no antigo CEU no Setor Morada do Sol


A região Sul de Palmas será a próxima a receber a ‘I Mostra de Teatro Itinerante’ da Fundação Cultural de Palmas. Todo o drama e romantismo de ‘Romeu e Julieta’ será exibido no Cineteatro da Estação Cidadania - Cultura (Antigo CEU), no setor Morada do Sol, nos dias 29 e 30 de novembro, às 19h30. As sessões serão gratuitas e fazem parte do projeto de formação de plateia e democratização do acesso ao teatro da Fundação Cultural de Palmas (FCP).  


O objetivo da Mostra, que tem a parceria da UFT, é promover o acesso de mais pessoas aos espetáculos realizados pelos atores da Cia de Theatro Fernanda Montenegro. A Companhia é um projeto de formação desenvolvido no Centro de Ensino e Treinamento Artístico da FCP. “A I Mostra Itinerante de Teatro nos traz a possibilidade de aprofundar na prática as nossas experiências estéticas na criação e na produção de nossos espetáculos, produzidos no Centro de Ensino e Treinamento Artístico”, afirma o diretor Cícero Belém. De acordo com Belém, a circulação dos espetáculos é um segundo momento do estágio de formação artística e teatral dos atores, e também da formação de plateia, uma vez que chegam a outros espaços e públicos.


A Mostra foi iniciada nos dias 22 e 23 no Cuica, na Universidade Federal do Tocantins, com ‘Auto da Compadecida’. Após ‘Romeu e Julieta’, a Cia permanece no Cinetreatro nos dias 07 e 08 de dezembro com ‘Auto da Compadecida’. O encerramento acontece no Theatro Fernanda Montenegro, nos dias 12 e 13 com ‘Auto da Compadecida’ e 14 e 15 com ‘Romeu e Julieta’, sempre às 20h.


Romeu e Julieta


Clássica e atual, Romeu e Julieta, a história de amor e ódio entre Montéquios e Capuletos é uma aventura pelo universo Shakespeariano. A peça, uma das primeiras tragédias de Shakespeare, foi composta e encenada por volta de 1595, e desde então reproduzida em diversas versões, na literatura, teatro, cinema e dança.

 


Professor e diretor do espetáculo, Cícero Belém, explica que a versão do texto encenado pela Cia de Teatro Fernanda Montenegro está baseada na tradução da crítica teatral Barbara Heliodora, “porém com recortes e adaptações resultantes dos estudos do texto desenvolvidos com os atores ao longo de quatro meses de trabalho.  Os figurinos e o texto seguem a estrutura clássica, entretanto a marcação das cenas, a trilha sonora e o ritmo da encenação contam com pitadas de contemporaneidade que visam tornar o espetáculo ágil, dinâmico, juvenil e com a cara e a força dos jovens atores que o encenam”, ressalta.

 


Para Belém, a genialidade de Shakespeare torna a obra atualíssima, fato que a coloca como uma das principais obras dramáticas mais encenadas no teatro e no cinema em todos os tempos. Não obstante, além do tema amoroso, outros temas se desenvolvem, inclusive de natureza política bastante atuais no cotidiano brasileiro com situações que envolvem ódio, ira, rancor, inquietações religiosas e morais, espiritualidade e humor. “Estes temas presentes na sociedade do século XVI continuam nos dias atuais. Tudo isso foi razão de debates e discussões durante os estudos, visando a contextualização da encenação”.

 

Serviço

Dias 29 e 30 de novembro

Local: Estação Cidadania – Cultura - Morada do Sol II

Horário: 19h30

Espetáculo: Romeu e Julieta

 



 

Edição: Lorena Karlla