Saiba como é preparada merenda servida nas escolas de Palmas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 28 de março de 2023 às 04:41

Cardápio é elaborado visando à formação de bons hábitos

Nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da rede pública de Palmas, a alimentação preparada e servida diariamente aos mais de 43 mil alunos conta com um cuidado especial desde a escolha dos ingredientes até a preparação de cada alimento. O cardápio é elaborado visando à formação de hábitos alimentares saudáveis.

Guiada pela qualidade nutricional, a equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal da Educação (Semed) elabora o menu, levando em consideração as particularidades das unidades escolares. Diariamente, são servidas mais de 80 mil refeições variadas nas unidades distribuídas em várias regiões da cidade.

A nutricionista Patrícia Kelly Cirqueira, que atua na Divisão de Alimentação Escolar da Semed, explica que as refeições são elaboradas seguindo as normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), buscando sempre atender critérios como necessidades nutricionais dos alunos de acordo com a faixa etária, hábitos alimentares da região, carências alimentares especiais, além da aquisição de produtos regionais por meio da agricultura familiar. “O cardápio é baseado em alimentos in natura e minimamente processados, para que, além de fornecer energia, também possa oferecer nutrientes em quantidades adequadas, contribuindo com a função cognitiva e com o aprendizado dos alunos”, descreve a profissional.

A nutricionista conta que há presença constante de alimentos fontes de ferro, como carne vermelha, frango e peixe, bem como aumento da frequência de legumes, verduras e frutas. “Uma grande evolução também foi a exclusão de preparações doces e/ou com adição de açúcar”, cita, acrescentando que os alimentos embutidos e a margarina também foram excluídos do cardápio por serem ultraprocessados.

Para a equipe de nutricionistas que semanalmente visita as unidades educacionais da Capital, a alimentação escolar na rede tem um papel na vida do aluno que vai muito além do nutrir, ela também serve como ferramenta pedagógica para que os alunos aprendam a importância de uma alimentação saudável. “Por isso, também temos ações de Educação Alimentar e Nutricional por meio do projeto ‘Descasque Mais, Desembale Menos’, que tem como principal objetivo estimular a boa alimentação”, conclui.