Saiba como funciona o sistema de regulação municipal de Palmas para leitos clínicos e de UTI

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 06 de abril de 2021 às 16:18

Em casos de sintomas graves ou moderados, o paciente deve procurar uma das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas na região Sul e Norte da Capital

Em Palmas, quando um paciente apresenta uma síndrome gripal, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) disponibiliza unidades sentinelas exclusivas para Covid-19 para que a triagem e a testagem dessa pessoa sejam realizadas na rede. Em casos de sintomas graves ou moderados, o paciente é encaminhado para uma das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas nas regiões Sul e Norte da Capital, onde fica em observação em leitos de estabilização. Se houver necessidade de internação, o paciente é regulado pelo Município para um de seus leitos credenciados na rede hospitalar privada, sejam eles clínicos ou de terapia intensiva (UTI).

A diretora de Média e Alta Complexidade da Semus, Ludmila Nunes, explica que quando há disponibilidade de leitos credenciados pelo Município o paciente é regulado através da Central de Regulação Municipal. “Já quando não há disponibilidade dos leitos credenciados, os pacientes são inseridos no Sistema Estadual de Regulação (SER-TO) para transferência realizada pelo Estado, em seus leitos."

Conforme explica Ludmila, os pacientes passam por avaliações médicas e o perfil de internação pode mudar de acordo com a evolução dos sintomas e dos resultados de exames. “A regulação de cada paciente para os tipos de leitos é realizada por profissionais médicos reguladores que avaliam o quadro clínico”, ressalta a diretora.

A área técnica da Vigilância em Saúde da Semus reitera que os pacientes também têm seu quadro clínico avaliado e regulado nas unidades sentinelas. Se o usuário procura uma dessas unidades e apresenta um quadro moderado ou grave, ele é encaminhado para uma das UPAs de Palmas.

Os pacientes que estão aguardando nas UPAs por leitos clínicos ou leitos de UTI são os mesmos que constam na lista do Estado, que já está disponível para acesso público no site Integra Saúde. O Município também informa a lista dos internados na rede credenciada municipal, na aba Leitos no site https://coronavirus.palmas.to.gov.br/, onde é possível ainda acompanhar todo o cenário epidemiológico da Capital.

Dúvidas

Para esclarecer dúvidas sobre sintomas, como e onde obter atendimento ou realizar testes de Covid-19 na Capital basta entrar em contato pelo DisqueZap Coronavírus Palmas pelos telefones (63)3218-5643 ou 3218-5458, das 7 às 19 horas, por mensagem de WhatsApp (todos os dias) ou por ligação de segunda a sexta-feira.