Saiba como realizar teste de covid-19 na rede municipal de saúde

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 07 de fevereiro de 2023 às 09:29

Pessoas que tiveram contato com caso confirmado e ou que tenham sintomas gripais devem procurar pelo serviço

Em Palmas, as 34 Unidades de Saúde da Família (USFs) realizam testagem para diagnóstico da covid-19 por demanda espontânea para pessoas que estão com sintomas gripais e/ou que tiveram contato com caso confirmado. O teste rápido de antígeno e o RT-PCR são as duas formas de diagnóstico ofertadas na rede municipal, conforme alguns critérios.

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que o teste rápido de antígeno é disponibilizado somente para idosos, gestantes, crianças, pessoas com comorbidades, profissionais das forças de segurança, profissionais de saúde e pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que necessitam de transferência para o hospital ou de diagnóstico imediato para conduta médica. O resultado deste teste fica pronto em aproximadamente 15 minutos.

Para a população em geral que não esteja em nenhum desses grupos, está disponível o teste RT-PCR que é coletado nas USFs ou nas UPAs e encaminhado para o Laboratório Central do Estado (Lacen-TO). O resultado deste exame leva, em média, 72 horas para sair. Os pacientes que estão com sintomas de covid-19 devem ficar em isolamento até o final dos sintomas para evitar a transmissão e utilizar máscara de proteção.