Saiba quais unidades de saúde aplicam a vacina BCG na Capital

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 29 de novembro de 2022 às 12:29

A dose é única e deve ser administrada logo após o nascimento do bebê

A vacina contra a tuberculose, conhecida como BCG, faz parte do esquema vacinal da Caderneta da Criança e do Adolescente. Ela é dose única e deve ser administrada logo após o nascimento do bebê, preferencialmente em até 24 horas. Para melhor logística de distribuição e aproveitamento do imunizante, a vacina é disponibilizada em cinco Unidades de Saúde da Família (USFs) em pontos estratégicos da Capital.

A vacina é ofertada em alguma região da cidade a cada dia da semana, com programação fixa. Dessa forma, às segundas-feiras, das 13 às 17 horas, o imunizante é administrado na USF da Arno 42 (405 Norte); às terças, das 8 às 12 horas, na USF da Arse 82 (806 Sul); às quartas, das 8 às 12 horas, na USF Francisco Júnior, na Arso 41 (403 Sul); às quintas, das 13 às 17 horas, na USF Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I; e às sextas-feiras, das 13 às 17 horas, na USF Deise de Fátima, na Arse 13 (108 Sul).

O gerente de imunizantes da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Hugo Botelho, explica que apenas um frasco do imunizante possui 20 doses e que o período de validade após a abertura é curto, de apenas 6 horas. “Então essa organização é para otimizar a utilização do frasco multidose e evitar ao máximo a perda de doses”, comenta.

Após a aplicação da vacina, na maioria das vezes, haverá uma reação no local que se transformará numa cicatriz. A Semus recomenda que não deve ser colocado nenhum produto, medicamento ou curativo na região e que essa é uma resposta esperada e normal ao imunizante.

Em relação à administração da dose, a Semus também reforça que a mesma não é recomendada em prematuros com menos de 2kg, que devem atingir este peso para receber a vacina e em casos de baixa imunidade e de recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que possam ter causado a diminuição da proteção do feto durante a gestação.

Sobre a doença
De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis é contagiosa e não afeta apenas os pulmões, como também ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Os sintomas da doença são tosse, algumas vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia.

Programação fixa
Segunda-feira, 13 às 17 horas

USF da Arno 42 (405 Norte)

Terça-feira, 8 às 12 horas