Saiba qual Unidade de Saúde da Família atende as quadras de Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 28 de dezembro de 2022 às 14:49

USFs são responsável por suprir até 80% das demandas do SUS no município

O atendimento das 34 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas é realizado com o apoio de 85 equipes de saúde da família, 75 equipes de saúde bucal, 13 equipes multiprofissionais e uma equipe do projeto Consultório na Rua. Esses profissionais são responsáveis por garantir os serviços em saúde de competência da Atenção Primária em toda a extensão da capital, que é dividida em oito territórios (Kanela, Apinajé, Xambioá, Krahô, Karajá, Javaé, Xerente e Pankararu). Confira a lista de unidades e sua abrangência.

Conforme o Ministério da Saúde, as USFs são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e atendem até 80% dos problemas de saúde da população sem a necessidade de encaminhamento para serviços de emergência e hospitais.

As USFs promovem a saúde por meio de ações de promoção e tratamento desde o nascimento até o fim da vida, atendendo também questões que envolvem a saúde mental, planejamento familiar, prevenção ao câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Dentre os serviços oferecidos, estão os curativos, inalações, administração de vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, medicação básica, encaminhamento para atendimentos com especialistas e muitos outros.

Acesse a lista telefônica das USFs.