Salão de Exposição da FCP recebe exposição de Fotografia nas Artes Cênicas

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP | Publicado em 02 de setembro de 2019 às 16:39

O projeto é patrocinado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (Promic) da Fundação Cultural de Palmas


O Salão de Exposição da Fundação Cultural de Palmas (FCP) recebe na quarta-feira, 04, a exposição fotográfica ‘Fotografia Cênica’. A exposição reúne o resultado da produção dos alunos da oficina Fotografia nas Artes Cênicas, ministrada pela fotógrafa, artista visual e professora Flaviana OX. O projeto é patrocinado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (Promic 2017).   A Mostra, que será aberta às 19h, permanecerá em exibição até 06 de outubro.

 

A oficina aconteceu durante o mês de agosto na Universidade Federal do Tocantins (UFT), com seis fotógrafos, onde os participantes puderam vivenciar as técnicas e a linguagem fotográfica utilizadas nos registros cênicos. O objetivo foi proporcionar aos participantes a vivência nas artes cênicas e o entendimento da fotografia como parte fundamental também na construção dos projetos cênicos, além da parte técnica e linguagem fotográfica.

 

A exposição proporcionou aos fotógrafos a vivência técnica na atmosférica cênica a partir das aulas práticas com a oportunidade de registrar o espetáculo do Coletivo Agulha Cenas ‘Tumbeiros’. Entre as experiências e oportunidades, os alunos puderam conhecer espaços e áreas que fazem parte do mundo cênico, como reconhecimento do local onde aconteceria o registro, no caso o Teatro Sesc, um bate-papo com o iluminador Lúcio de Miranda e diversas pautas que compreendem a fotografia cênica.

 

Para a fotógrafa Flaviana, a exposição é uma forma de concretizar o conhecimento técnico ao conhecimento visual e a vivência de registros cênicos. “A impressão das imagens na exposição traz a presença do convívio e do conhecimento adquirido de forma estética; nas formas, no movimento, na expressão, na luz, na cenografia, em todos os elementos estéticos que a fotografia cênica proporciona aos olhos de quem a registra e de quem as recebe”, comentou a fotógrafa.

 

Fotógrafos participantes do projeto:

 

Ana Kamila da Silva; Carlos Gontijo; Gabriela Grammont; Lucas Justino; Markelaine B.Oliveira; Kadu Souza

 

Flaviana OX

 

Artista Visual com mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em fotografia pela Universidade Estadual de Londrina e graduada em Artes Visuais com Habilitação em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Goiás (1997). Atualmente é professora de fotografia nas Faculdades Objetivo em Palmas TO e proprietária do Estúdio OX. Tem experiência na área de Comunicação visual com ênfase em fotografia, design gráfico e mídias sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Fotografia de Artes Cênicas, Fine Art, Fotografia de Alimento e Retrato.

 

Em 2011, foi contemplada com o primeiro lugar no concurso fotográfico Olhares sobre Palmas, realizado por meio da Fundação Cultural de Palmas, categoria profissional. Participou de mostras individuais e coletivas em Goiânia, no Paraná em Palmas e em 2018 na Espanha.

 

De 2012 a 2016 foi a fotógrafa responsável pelos registros cênicos da Lamira Artes Cênicas em que culminou na idealização do livro de fotografia de artes cênicas, Maturando, sendo as fotografias e o design gráfico do livro de sua autoria.

 

No ano de 2017, vem acompanhando o Coletivo ‘Agulha Cenas’ com registros da construção dos espetáculos do grupo. E realizou uma oficina de Fotografia de Artes Cênicas no curso de Artes/Teatro, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), na X Mostra Semestral de Cultura, Arte e Teatro (Mosca) no Campus de Palmas.

 



 

Edição e postagem: Lorena Karlla