Secretaria Municipal da Saúde
Autor: Redação Saúde | Publicado em 09 de dezembro de 2016 às 11:21
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
já atendeu somente este ano 38.244 ligações. O SAMU funciona 24 horas por
dia e pode ser chamado gratuitamente pelo número 192. O serviço atende casos
nas cidades de Palmas e a mais as regionais de Porto Nacional, Paraíso,
Novo Acordo, Miranorte, Miracema, Lajeado e Tocantínia.
O coordenador administrativo do órgão, Neurivan
Souza de Castro, explica que o serviço atende a chamados de urgência (quando é
possível esperar alguns minutos para o atendimento) e emergência, que necessita
de atendimento imediato. O SAMU já salvou milhares de vidas, desde sua
implantação em 2005 pelo Ministério da Saúde, em Palmas, dando apoio aos casos
de emergência e reduzindo o número de mortes.
Uma ampla equipe de médicos, enfermeiros, técnicos
de enfermagem, motoristas, atendentes técnicos Auxiliar de Regulação Médica
(TARM), operadores de frota é constantemente preparada para prestar o
atendimento adequado a cada tipo de emergência. Para se ter uma ideia, das
ligações recebidas nos três primeiros meses do ano, 4.098 foram resolvidas por
meio de orientações via telefone, dentre elas orientações médicas.
Ele também destacou que o serviço pode ser acionado
para socorrer pessoas em qualquer local na residência, no trabalho ou nas vias
públicas. “Quando alguém liga para o telefone 192, é atendido por um
telefonista de regulação, que colherá os dados e encaminha as informações ao
médico, que vai decidir que tipo de ambulância deve se deslocar para o
atendimento, a de suporte básico, que conta com equipe de enfermagem, ou a de
suporte avançado, quando há a necessidade de um médico e enfermeiro no
atendimento”, explicou.
Trotes
Porém, o contato com o Samu não é feito
somente por pessoas que necessitam do atendimento médico. De janeiro a
novembro, das ligações recebidas 3.475 foram de trotes, representando quase 10%
do total. A atitude negativa ocupa os atendentes com assuntos irrelevantes
enquanto poderiam ajudar quem realmente precisa dos serviços do SAMU.
A brincadeira de mau gosto, feita muitas vezes por
crianças, pode custar caro e até mesmo impedir que os profissionais do SAMU
salvem vidas. Atualmente, a maior parte dessas chamadas é identificada pela
experiência e treinamento dos próprios atendentes. Mas quando chegam até
as viaturas, os danos vão desde o desperdício de tempo dos profissionais ao
desgaste das viaturas.
Além disso, o socorro às chamadas reais pode
atrasar devido a ocorrências falsas. “Campanhas ajudam a conscientizar as
pessoas, e os atendentes hoje estão mais preparados para identificar as
chamadas, mas é importante lembrar que esse tipo de conduta atrapalha no socorro
de uma vida”, explica o coordenador Médico/Diretor Técnico do SAMU, Nairo José
de Sousa Junior.
Orientações
Para que o serviço seja prestado de forma
eficiente, é preciso que a população saiba como e quando utilizá-lo.
“Atendimento de traumas, emergências clínicas de crianças, adultos, gestantes e
idosos e da saúde mental constam na área de abrangência do SAMU, que conta com
quatro unidades de suporte básico e duas de suporte avançado em Palmas”, conta o
diretor clinico, Claudenir Katzwinkel.
Segundo o diretor, a pessoa deve chamar o serviço
em casos de problemas cardiorrespiratórios, queimaduras, trabalho de parto,
tentativas de suicídio, envenenamento e intoxicação, situações de maus tratos,
surtos psicóticos, acidentes de trânsito, quedas e choques elétricos.
Durante o atendimento feito por telefone, é muito
importante que a pessoa identifique o problema e responda às perguntas feitas
pelo atendente, passando corretamente as informações de endereço e,
preferencialmente, que indique um ponto de referência, para facilitar a
localização do endereço. Para que o médico possa avaliar a gravidade da
situação, todas as informações são importantes, como idade, sinais e sintomas,
se está consciente ou não, se respira ou que tipo de trauma sofreu.
Quando se deve chamar o SAMU?
· Perda de consciência, crises convulsivas e
ataques;
· Dor no peito de aparecimento súbito;
· Situações de intoxicação ou envenenamento;
· Acidentes de trânsito com vítimas;
· Queimaduras graves;
· Sangramento grave ou hemorragias;
· Trabalho de parto com risco de morte a mãe
ou o feto;
· Queda acidental ou atropelamento;
TIPO DE LIGAÇÃO |
TOTAIS |
ADMINISTRATIVO |
381 |
ATENDIMENTOS |
11993 |
DESISTENCIA |
407 |
ENGANO |
3959 |
ORIENTAÇÃO |
1577 |
ORIENTAÇÃO
MÉDICA |
2521 |
PARTICULAR |
193 |
QTA |
0 |
QUEDA
DE LIGAÇÃO |
6215 |
SERVIÇO
SOCIAL |
19 |
TRANFERENCIA |
3277 |
TRANPORTE
SOCIAL |
146 |
TROTE |
3475 |
TOTAL
GERAL |
38244 |