Samu comemora 12 anos de instalação em Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 01 de abril de 2017 às 00:09

O evento de comemoração aos 12 anos da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (SAMU), aconteceu na tarde desta sexta-feira, 31 na sede do órgão, em Palmas. A cerimônia contou com a presença do subsecretário de Saúde de Palmas, Whisllay Bastos, do comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros (BBM) da Capital, Major Erisvaldo Alves e de profissionais do SAMU. Em 2016, o serviço atendeu mais de 36 mil chamados de emergência por meio do telefone 192.

“Toda vez que saio de casa coloco o uniforme do SAMU, calço essa bota e a emoção é mesma, é como se fosse o primeiro dia. Quem usa esse uniforme carrega nas costas uma responsabilidade enorme. Sou feliz por trabalhar no SAMU e amo o que faço”, disse com a voz em tom embargado a técnica de enfermagem, Eliana Lucena, ao falar sobre trabalhar no SAMU.

Quem também se emocionou ao contar sobre as experiências vividas ao longo dos 12 anos de carreira do SAMU foi o médico Ubirajara Carvalho. Ele fez parte da equipe que atendeu a primeira ocorrência do SAMU na Capital. “Uma das ocorrências que mais me marcou foi a de um capotamento, onde o carro envolvido no acidente derramava uma grande quantidade de gasolina. Ficamos com medo de que o veículo pudesse explodir, a colega da equipe chegou a me dizer ‘vamos morrer’, mas graças a Deus conseguimos salvar a vida daquele paciente. Trabalhar no SAMU é exercer todos dias atos de amor para com o próximo”, enfatizou o médico.

“O município que tem um serviço como este, é um município que dorme tranquilo, porque espera de vocês profissionais do SAMU, o apoio em momentos onde se encontram com maior fragilidade. Vocês fazem parte de um grupo de pessoas que estão preocupados com a vida em primeiro lugar”, ressaltou em sua fala o subsecretário, dando os parabéns a toda equipe.

Os profissionais também receberam homenagens do comandante do 1ºBBM. “Em muitas ocorrências, bombeiros e SAMU trabalham juntos para atender a vítima dando a ela o melhor suporte possível. Essa parceria de sucesso é fruto do trabalho de profissionais dedicados e comprometidos, nós do Corpo de Bombeiros só temos que agradecer e parabenizar a cada um pelo comprometimento em salvar vidas”, destacou o major.

História

Implantado no Brasil em setembro de 2003, em Palmas o SAMU chegou no dia 04 de março de 2005, e iniciou suas atividades em 30 de março daquele ano. Criado para prestar atendimento médico pré-hospitalar, reduzir o número de mortes e sequelas ocasionadas pela falta de atendimento imediato, o serviço também tem como proposta diminuir o período de internação hospitalar dos pacientes atendidos, uma vez que vários problemas são amenizados pela atuação da equipe no local onde se encontra o paciente.

Em julho de 2011 o SAMU passou a oferecer atendimento regionalizado a Lajeado, Tocantínia, Miranorte, Miracema, Novo Acordo, Porto Nacional e por último, Paraíso, assistindo mais de 359.000 pessoas. Tem em seu quadro de funcionários: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorrista, técnicos auxiliares de Regulação Médica, administrativos, auxiliares de Serviços Gerais.