Samu realiza curso introdutório em atendimento pré-hospitalar para condutores

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 07 de março de 2023 às 11:46

Formação tem como objetivo atualizar motoristas socorristas de Buritirana e Taquaruçu e ainda compor quadro reserva nas regionais do serviço

Participam do curso introdutório em atendimento pré-hospitalar condutores de ambulância das unidades de Buritirana e Taquaruçu e motoristas candidatos a compor o quadro reserva do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) das cidades que o Samu/Palmas atende. Ao todo 15 motoristas estão sendo capacitados com aulas teóricas e práticas e estágio dentro das ambulâncias do Samu. A ação é realizada pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) e acontece na sede do Samu/Palmas, localizada na ASR-SE 95, na marginal da rodovia TO-050.

O conteúdo da capacitação é baseado na portaria do Ministério da Saúde (MS) Nº 2048/2002 e aborda temáticas como emergências clínicas, traumáticas, pediátricas, assistência ao parto na ambulância, reanimação cardiopulmonar, entre outras. São 40 horas de aulas teóricas e práticas e mais 60 horas de estágio nas ambulâncias, acompanhando os atendimentos realizados ao longo do dia.

Segundo a coordenadora do NEU, Karlla de Souza Luz, as duas primeiras aulas teóricas aconteceram na semana passada e nesta semana serão realizadas as aulas práticas durante três dias. Posteriormente serão feitos os estágios supervisionados nas ambulâncias com uma escala de plantão de 12 horas.

Samu

O serviço móvel de urgência de Palmas, além de atender toda a extensão urbana e rural do Município, também possui uma base descentralizada e assiste cidades vizinhas como Porto Nacional, Paraíso, Novo Acordo, Lajeado e Miranorte. O atendimento pode ser acionado a qualquer hora do dia pelo telefone 192.