Samu realiza projeto Vovô e Vovó Socorrista para grupo de idosos do Centro de Saúde da Comunidade da Arno 31

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 12 de abril de 2019 às 09:55

Cerca de 20 idosos participarão da ação


Identificar situações de emergência e orientar sobre as técnicas básicas de primeiros socorros, para quem já está na melhor na idade é o objetivo do Projeto Vovô e Vovó Socorrista, que desta vez será levado para o grupo de idosos do Centro de Saúde da Comunidade da Arno 31 (CSC). A palestra com apresentação de técnicas em bonecos acontece na Praça da quadra, a partir das 8h30, desta sexta-feira, 12.

 

 

De modo amplo, o projeto tem como proposta, mostrar aos idosos como acionar o serviço médico de emergência corretamente e ainda como iniciar manobras de primeiros socorros. A Coordenadora de Projetos do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Palmas, Claudete Nascimento, explica que os primeiros socorros são fundamentais para a sobrevida da vítima.

 

 

“Muitos casos podem se agravar até a chegada do socorro médico especializado, por isso é fundamental que as pessoas saibam realizar as manobras de primeiros socorros e possam intervir, sem prejudicar a vítima e com os recursos que existirem no local do acidente. Os idosos geralmente são as pessoas que estão mais próximas dos familiares, por já estarem aposentados e passarem boa parte do tempo em casa, e são um público que gosta de participar desse tipo de ação”, explica.

 

 

A coordenadora reforça que em todas as situações é preciso acionar primeiramente o Samu pelo telefone 192. “Os profissionais tomarão as medidas necessárias e poderão orientar no procedimento adequado para os primeiros socorros até a chegada da equipe médica”, orienta. Serão demonstradas manobras de primeiros socorros para situações de desmaio, parada cardiorrespiratória, convulsão, quedas, engasgo e queimadura.