Saúde de Palmas apresenta o Nupav para usuárias da USF Walter Morato nesta terça-feira, 6

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 05 de dezembro de 2022 às 09:35

Atividade acontece das 8 às 13 horas e tem como tema o fim da violência contra a mulher

O Núcleo de Vigilância e Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), realiza nesta terça-feira, 6, uma ação descentralizada na Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Pereira Morato, localizada em Taquaruçu. A atividade acontece das 8 às 13 horas e tem como tema o fim da violência contra a mulher.

A abertura do evento terá a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar e em seguida serão ofertadas palestras para as mulheres presentes na unidade. Durante a manhã também haverá atendimento com a nutricionista, Tânia Félix, para realização de bioimpedância, percentual de massa magra, idade metabólica, entre outros. A Defensoria Pública do Estado do Tocantins também fará atendimento para a comunidade. 

A ação extramuro é uma alusão aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, uma campanha que acontece anualmente no Brasil no período do dia 20 de novembro a 10 de dezembro. A coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres Arruda, ressalta a importância da campanha para garantir a defesa e os direitos femininos.

A data escolhida para concretização da atividade também tem um significado, é comemorado o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma Campanha Brasileira do Laço Branco promovida desde 2001.