Saúde de Palmas certifica 75 profissionais no curso de atualização ‘Suporte de Vida no Trauma’

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 01 de dezembro de 2022 às 19:24

Solenidade ocorre no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins nesta sexta-feira, 2

O Núcleo de Educação em Urgências (NEU) da  Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realiza uma solenidade de certificação de 75 profissionais entre enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no curso de atualização ‘Suporte de Vida no Trauma'. 

O evento ocorre nesta sexta-feira, 2, às 13 horas, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins, em Palmas. Conforme o NEU, os profissionais formados fazem parte da regional do Samu de Palmas, que inclui as cidades de Porto Nacional, Paraíso, Lajeado, Novo Acordo e Miranorte. 

Ao longo do curso, foram ofertados dez módulos que abrangem uma diversidade de áreas no suporte ao trauma. Entre alguns pontos abordados estão legislação; choque; avaliação da cena e manejo do paciente; traumas em idosos, gestantes e crianças; trauma musculoesquelético; emergências psiquiátricas; resgate em áreas remotas e incidente com múltiplas vítimas. 

O módulo de incidente com múltiplas vítimas conta com um simulado que também será realizado nesta sexta, com a participação de pelo menos 300 pessoas da rede de urgência e emergência de Palmas. Saiba mais.

 

Palestra
O curso teve o apoio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A solenidade desta sexta contará com a palestra ‘Suporte de Vida no Trauma: Desafios da Equipe no Suporte Básico de Vida’ da enfermeira Marisa Malvestio (confira abaixo o perfil da profissional). 

 

Perfil - Marisa Malvestio 
Marisa Malvestio é enfermeira, docente e pós-doutoranda na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Tem MBA Gestão em Saúde e é  Membro da Comissão Nacional de Urgência do Cofen. Foi consultora técnica do Ministério da Saúde e coordenadora de enfermagem do Samu do Estado de São Paulo.