Saúde de Palmas lança o site Vacina Já, que detalha evolução da imunização contra a Covid-19 na Capital

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 01 de abril de 2021 às 19:23

‘Vacina Já’ é o novo canal de informação que poderá ser facilmente acessado pelo endereço eletrônico vacinaja.palmas.to.gov.br

A fim de dar ainda mais transparência ao processo de vacinação contra a Covid-19 em Palmas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Fundação Escola de Saúde Pública (NUT/Fesp), lança mais uma ferramenta, o hotsite Vacina Já. Segundo o secretário executivo da Semus, Daniel Borini, o serviço detalha informações sobre as vacinas aplicadas em Palmas, público-alvo, remessas recebidas, quantidade de pessoas imunizadas (vacinômetro), recomendações para quem for ser vacinado e perguntas frequentes. A plataforma pode ser acessada pelo seguinte endereço vacinaja.palmas.to.gov.br. O lançamento ocorreu durante bate-papo virtual entre a prefeita Cinthia Ribeiro e veículos de imprensa.

Para o biólogo responsável pelo Sistema de Informações em Saúde da Semus, Edimar Viana, o Vacina Já é um importante canal de informação e divulgação das ações de vacinação contra a Covid em Palmas. “O hotsite mostra, quase que em tempo real, a evolução da imunização do município. Foi desenvolvido para que a população possa ser ainda mais informada nesse passo essencial contra a pandemia”, afirma.

Além de informar a população, a plataforma também auxilia profissionais da saúde na aplicação de doses, pois especifica as estratégias de vacinação e define o público-alvo de cada remessa de doses por meio dos informes técnicos disponíveis para download.

Remessas e doses aplicadas

De acordo com o Vacina Já, Palmas já aplicou até esta quarta-feira, 31, 25.601 doses das vacinas contra a Covid-19 em pessoas que pertencem aos grupos prioritários, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde e constante no Plano Municipal de Vacinação. Sendo 17.860 aplicações da primeira dosagem e 7.741 da segunda.

No portal também estão expostas a quantidade de doses já recebidas pelo Ministério da Saúde, via Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Conforme o serviço, a Capital já recebeu 32.143 doses, sendo 27.783 da Coronavac e 4.460 da Vacina Covid-19.