Saúde de Palmas leva assistência aos moradores de Buritirana

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 25 de novembro de 2023 às 12:01

Ação acontece na ETI Luiz Nunes de Oliveira e segue até às 16h

O calorzão não impediu os moradores de Buritirana de fazerem fila para garantir a assistência neste sábado, 25. A ação do Mais Saúde, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), mobilizou mais de 100 profissionais para atender a comunidade da zona rural na Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira. O evento iniciou às 9h e segue até às 16 horas com atendimento clínico e especializado, exames, vacinação, testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e muito mais.

A moradora, Juscileia Ângelo Guedes, aproveitou a oportunidade para trazer os três filhos para consultas de pediatria e avaliação odontológica. “A ação facilitou demais.  Consegui os atendimentos para todos os meus filhos sem precisar ir para Palmas e ainda vou cuidar de mim, vou passar pelo ortopedista e oftalmologista”, contou.

O lavrador Arlindo Sousa, de 71 anos, há dois dias recebeu o encaminhamento para consulta oftalmológica e hoje já conseguiu fazer o exame. “Essa agilidade vai me proporcionar resolver mais rápido o meu problema de visão”, disse Arlindo.

O casal de idosos, dona Ivanilda da Silva, 63 anos, e seu Baltazar Teófilo da Silva, 68 anos, mora em um assentamento próximo à Buritirana e os dois ficaram muito felizes com a praticidade proporcionada pela gest. “Um ônibus foi buscar a gente para que pudéssemos participar dessa ação e vão nos levar em casa de volta também, nunca vi isso acontecer. É realmente de dar os parabéns”, comentaram. 

O atendimento foi voltado para todos os públicos, desde bebês a idosos. E os pets não ficaram de fora dessa ação. Os donos puderam levar os cachorros para fazer teste rápido de leishmaniose e ainda aplicar a vacina antirrábica. O lavrador Acelino Marques da Silva, 71 anos, não perdeu tempo e levou a Bela, Pitaim e o Dragão para se protegerem contra a raiva. “Muito rápido o atendimento. Gostei muito.”

 

Novembro Azul

Com atendimento de urologista durante a ação, a Semus aproveitou o momento para fazer o encerramento oficial da campanha Novembro Azul para os homens da comunidade e lembrá-los da importância do cuidado na integralidade da saúde. O lavrador, Bernardo Rodrigo dos Santos, 63 anos, fez questão de passar pelo especialista e garantir a saúde por mais alguns anos. “É preciso se cuidar, hoje mesmo todos os atendimentos que eu puder passar, eu vou fazer, gosto de cuidar da minha saúde”, frisou. 

 

Serviços

Foram disponibilizados atendimentos clínicos e especializado como pediatria, urologista, ortopedista, oftalmologista e com a equipe multiprofissional composta por fisioterapia, nutrição e psicologia. Além de serviços de odontologia, planejamento familiar para solicitação da vasectomia e laqueadura, distribuição de medicamentos, vacinação, administração de vitamina A, teste rápido de ISTs, orientação nutricional, avaliação de hanseníase e de motivação para o programa de tabagismo, coleta de papanicolau (PCCU), cuidado com a saúde do homem  e ainda, vacinação antirrábica e testagem de leishmaniose.