Saúde de Palmas leva atendimento médico às famílias da Vila Agrotins

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 01 de julho de 2022 às 15:54

Programação ocorreu na manhã desta sexta, 1º, no ponto avançado da USF Taquari

Em mais uma ação descentralizada, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) levou atendimento às famílias da Vila Agrotins, na na zona rural da Capital. Ação ocorreu na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, no ponto avançado da Unidade de Saúde da Família (USF) de Taquari, que é referência para os moradores da Vila Agrotins e de bairros próximos. 

Jacslene Ferreira dos Ribeiro, 26 anos, foi uma das moradoras atendidas durante a programação. Com seu filho Arthur Ferreira Santos, nascido há 11 dias, aproveitou a presença do médico para avaliar o pós parto. “Tive pré-eclâmpsia e a minha pressão continua alta. Agora na consulta, a médica me pediu novos exames e alterou a medicação que eu estava tomando”, contou a mãe.  O morador da comunidade Aides Fernandes Araújo, 56 anos, passou por atendimento médico para solicitar alteração da medicação para pressão e saiu de lá satisfeito com o atendimento.

 

Testes
 
Sob a coordenação da equipe de profissionais que atuam na Unidade USF Taquari,  foram oferecidos aos moradores consultas médicas, aferição da pressão arterial, testes de glicemia, testes rápidos de IST/AIDS e Covid-19, além de receberem orientações de cuidado para evitar doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

O agente comunitário de saúde, que atende na região, Raimundo Barreira, destaca que esta ação colabora com os cuidados e atenção à saúde das pessoas que moram mais distantes do centro da Capital e da própria sede da USF Taquari. 
 
“Muitas vezes o trabalhador e a família rural não têm disponibilidade para ir até uma unidade e conseguir consultas para as especialidades médicas, deixando na maioria das vezes para a última hora. A programação de hoje ajuda a aproximar o acesso desse público ao atendimento médico, garantindo seu direito à saúde”, observou Barreira ao informar que na região da Vila Agrotins há pelo menos 600 famílias.