Saúde de Palmas leva vacinas de rotina para crianças de setores da região sul da Capital

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 12 de março de 2022 às 16:08

No Morada do Sol, ação ocorreu em apoio ao projeto 'Meu Pai Tem Nome: Campanha de reconhecimento de paternidade', da Defensoria Pública

Numa ação de atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, o 'Busão do Mais Saúde' da Prefeitura de Palmas encontra-se neste sábado, 12, no setor Morada do Sol e no Residencial Araras II, ambos na região sul de Palmas, para aplicar doses das vacinas que fazem parte da rotina do calendário vacinal e também dos imunizantes contra a Covid-19.

No Morada do Sol, onde a ação ocorreu pela manhã, a equipe de vacinadores da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas estacionou o Busão ao lado do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no setor Morada do Sol, onde a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) promoveu o projeto 'Meu Pai Tem Nome: Campanha de Reconhecimento de Paternidade'.

No residencial Araras II, a vacinação estará disponível até às 17 horas. O Busão encontra-se estacionado desde às 14 horas na alameda 24, quadra 25, lote 22.

Reconhecimento

A cabeleireira Mauricelia Vanderlei da Silva, 38 anos, aproveitou a ação gratuita da DPE-TO e a parceria da Semus para dar andamento ao processo de reconhecimento de filiação das crianças e colocar a caderneta de vacina em dia. O filho mais velho da profissional, Adriano Vanderlei Gonçalves Costa, 12 anos, recebeu a dose de duas vacinas que estavam em aberto. “A ação está bem organizada e o atendimento é rápido. Hoje, eu consegui dar andamento neste processo que é tão importante para minha família e ainda vacinei o meu filho que não tinha recebido a dose contra a Covid-19”, relatou a mãe.

O servidor público Raimundo Nonato Pinheiro também levou o filho Willian Batista Pinheiro, 18 anos, para receber a segunda dose da vacina anticovid. “Moramos aqui pertinho, e viemos logo cedo para o Willian vacinar”, disse pai.

Willian começará no seu primeiro emprego na próxima semana, e o cartão de vacinas precisa estar em dia. “Agora, meu cartão está completo. Posso trabalhar fora mais tranquilo”, falou o rapaz.

Sobre as ações de vacinação, a diretora da Vigilância em Saúde da Semus, Marêssa Castro, agradeceu a parceria com a DPE e explicou que a meta do Mais Saúde é ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes menores de 14 anos de idade, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. “A vacina é prioridade e inclusive durante a pandemia é necessário priorizar, além da vacina de covid-19, as demais vacinas do plano nacional de imunização", ressaltou.

A defensora pública-geral no Tocantins, Estellamaris Postal, que acompanhou de perto toda a ação desenvolvida pelo Colégio Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) em todo o país, e aberta neste dia, à comunidade, destacou a parceria com a saúde. De acordo com ela, qualquer ação que consiga mobilizar a sociedade é importantíssima. “A atuação da equipe de saúde, vem ao encontro do atendimento às políticas públicas de saúde ao cidadão. Nesta ação, procuramos buscar este público alvo que geralmente está mais concentrado nas regiões mais distantes das unidades da Defensoria Pública para oferecer este serviço”, disse.

Apenas Covid-19

A imunização com doses exclusivamente contra a Covid-19 também ocorre neste sábado,12, em outros locais. Nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da 1.004 Sul, 405 Norte e José Hermes a vacinação contra a Covid-19 está disponível, exclusivamente, até às 17 horas para o público de 05 a 11 anos de idade. Para a população com mais de 12 anos, as doses serão aplicadas até às 19 horas, no no Capim Dourado Shopping.

Feiras

No domingo, 13, o mesmo público poderá se vacinar na Feira do Jardim Aureny I e na Feira da 307 Norte, ambas das 8 às 12 horas.