25 novembro 2022 às 12:27

Saúde de Palmas realiza última capacitação do ano em testagem rápida de ISTs

Formação teve foco no fluxo do atendimento, aconselhamento dos pacientes e manuseio dos testes

A Coordenação Técnica das Doenças Infecto Contagiosas da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou na manhã desta sexta-feira, 25, a última capacitação do ano em testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para cerca de 12 profissionais de saúde da atenção primária. O treinamento teve a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) como parceira.

A formação focou no fluxo do atendimento, aconselhamento pré e pós testes dos pacientes e manuseio dos testes rápidos do vírus da imunodeficiência humana (HIV), Sífilis e Hepatites Virais (B e C), disponíveis nas unidades de saúde da Capital. Desde o início do ano, foram realizadas nove capacitações e mais de 100 profissionais foram qualificados para ofertar o serviço na rede pública. Todos os cursos são certificados pela Fesp.

A coordenadora de Doenças Infecto Contagiosas, Alcinéia Ferreira Santos, conta que a realização dos testes acontecem, na maioria das vezes, como demanda espontânea, solicitada pelo próprio usuário após se sentir exposto a alguma situação e ressalta que quanto mais profissionais qualificados, maior será a possibilidade de ampliar os atendimentos.

Residente de Educação em Saúde da Fesp, o farmacêutico Marcos Felipe de Assunção atende também nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arne 53 (406 Norte), Arne 64 (508 Norte) e Deise de Fátima, na Arse 13 (108 Sul). Conforme observado por ele, com a formação será mais fácil ajudar nas ações de testagem rápida que as USFs realizam.

 

Texto: Redação Semus
Edição: Secom Palmas

 

Tags:

,