Semus reforça a prevenção e o tratamento da tuberculose neste março vermelho

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 10 de março de 2022 às 14:03

Em Palmas, pacientes com diagnóstico positivo da doença têm acompanhamento da rede municipal de saúde

Em alusão ao Março Vermelho, que é dedicado ao combate à tuberculose, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas reforça à população que a prevenção e o tratamento da tuberculose são oferecidos nas Unidades de Saúde da Família (USF). Os usuários podem buscar na unidade de referência o diagnóstico. Em caso positivo para a enfermidade, o paciente passa a ser acompanhado e recebe o atendimento na Atenção Primária e, quando necessário, é encaminhado para atendimento especializado.

De acordo com o fisioterapeuta e coordenador técnico de Hanseníase e Tuberculose da rede da saúde, Pedro Paulo, nos últimos 10 anos, já foram notificados em Palmas mais de 440 casos de tuberculose, destes casos, mais de 219 casos foram registrados nos últimos cinco anos, reforçando a importância na busca do diagnóstico. “A tuberculose é uma doença grave, infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos.”

O coordenador ressalta que o tratamento é gratuito e deve ser seguido conforme orientação médica, sendo que, gradualmente o ciclo de transmissão pode ser reduzido para que assim garanta o encerramento do ciclo de contágio.

Transmissão e Sintomas

A área técnica da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reforça que a tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos. A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados, como talheres, copos, entre outros.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, profissionais de saúde recomendam que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: Febre vespertina, Sudorese noturna, Emagrecimento e Cansaço/fadiga.

Prevenção

A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. A vacina está disponível na rede de saúde da Capital em cinco Unidades de Saúde da Família (USF). Veja lista abaixo.

Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Programação fixa BCG

Segunda-feira, 13 às 17 horas

USF da Arno 42 (405 Norte)

Terça-feira, 8 às 12 horas