Saúde de Palmas reforça aleitamento materno como forma de prevenir doenças na mulher

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 16 de agosto de 2022 às 13:34

Amamentar previne diabetes tipo 2, câncer de mama, ovário e colo de útero

O leite materno é o alimento mais completo que os bebês podem receber. Ele fornece todos os nutrientes necessários para a saúde dos pequenos e os protege de inúmeras doenças desde a infância até a vida adulta. Os benefícios do ato de amamentar, porém, não se limitam ao bebê, mas conforme reforça a doutora em Ciências da Saúde, a nutricionista e analista em saúde da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) da Coordenação Técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CDANT), Lúcia Gratão, a amamentação também é muito importante para a saúde da mulher.

Segundo Lúcia Gratão, o ato de amamentar auxilia na prevenção de algumas doenças, como diabetes tipo 2, câncer de mama, ovário e colo de útero. Ela explica que isso acontece porque durante o período de aleitamento as taxas de estrogênio, (hormônio) que favorecem o desenvolvimento de câncer de mama e ovário, tendem a diminuir no organismo da mulher.

A enfermeira Gabriela Saraiva, também da CDANT, ressalta que o câncer de mama possui dois fatores que podem causar a enfermidade. Ela explica que, enquanto a mãe está amamentando, algumas células dos ductos mamários sofrem uma maturação, ou seja, elas ficam mais protegidas às alterações que podem levar ao câncer de mama.

“Além disso, tem a questão hormonal, pois a mulher fica com escassez do estrogênio que ajuda a prevenir a doença", reforça ao acrescentar que, em relação ao câncer de ovário, enquanto a mulher está com amamentação exclusiva, ela não ovula e esse retardo diminui os hormônios, o que restringe as chances de desenvolver o câncer.

Em complemento aos benefícios da amamentação, o Guia Alimentar para crianças menores de dois anos do Ministério da Saúde, informa que o aleitamento exclusivo é indicado até os seis meses de idade. “Porém, quanto mais tempo a mãe amamentar, maiores são os benefícios para a sua saúde e do bebê”, reforça a nutricionista Lúcia Gratão ao acrescentar que o ato também auxilia na saúde mental da mulher, gerando autoestima e confiança, sentimentos importantes nesse período para aumentar o empoderamento feminino.

Agosto Dourado

Na sequência de atividades do Agosto Dourado para sensibilizar e incentivar o aleitamento materno, a Unidade de Saúde da Família (USF) Arno 42 (405 Norte) promove na próxima sexta-feira, 19, a partir das 8 horas, uma roda de conversa sobre o aleitamento materno. No mesmo dia, na USF do Santa Fé, a partir das 8h, será realizado atendimento médico e de enfermagem, orientações nutricionistas e saúde bucal para gestantes, puérperas, lactantes, pais e toda a comunidade.

Ambas as unidades estarão recebendo doação de potes para acondicionar leite materno. No próximo dia 24, acontecerá o Dia D da Amamentação na USF Albertino Santos na quadra Arse 101 (1004 Sul), das 8 às 12 horas, com café da manhã e bate-papo com gestantes sobre o aleitamento.

Na manhã desta terça-feira, 16, a USF Professora Isabel Auler, na Arso 23 (207 Sul) ofereceu palestra às usuárias da Unidade sobre a importância do ato de amamentar.