Saúde de Palmas segue com apresentação dos projetos do Curso de Formação de Cuidadores de Pessoas Idosas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 29 de novembro de 2022 às 21:21

Evento é uma realização da Semus, em parceria com a Fiocruz e SES-TO

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), prossegue nesta quarta-feira, 30, no auditório da Semus, com a apresentação dos projetos dos 31 alunos do Município que passaram pelo Curso de Formadores de Cuidadores para o Tocantins. Com o tema 'Cuidando de quem cuida: um outro olhar para o envelhecimento' teve início nesta terça-feira, 29, e vai até a próxima quinta-feira, 1º de dezembro.

Nesta terça-feira, o encontro foi marcado pela apresentação dos projetos com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa estadual, municipal e organizações civis, apresentação do projeto realizado pela Fiocruz e a discussão sobre os temas para idealização de novas capacitações. Participando do planejamento, também estavam presentes representantes da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp) e dos Conselhos Municipais e Estaduais dos Direitos da Pessoa Idosa.

A Superintendência da Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs) da Semus (Semus) ressalta que atualmente os alunos capacitados formaram dois grupos que atendem cuidadores e familiares de pessoas idosas nas quadras Arse 13 (108 Sul) e Arse 101 (1.104 Sul). A responsável técnica pela Saúde da Pessoa Idosa da Semus, Taísa Souza Ribeiro, explica que o objetivo do curso é que todos esses alunos ajudem a formar outros cuidadores.

Segundo ela, a ideia é trabalhar o envelhecimento com qualidade tanto da pessoa idosa como do próprio cuidador. “As nossas expectativas de envelhecimento estão avançando a cada ano, então se a gente não começar a trabalhar isso agora, nós teremos uma sobrecarga grande no futuro no serviço de saúde, na assistência social, na economia e assim por diante”, comenta.

Apesar de ser o primeiro ano de parceria da fundação com os órgãos públicos do Tocantins, o pedagogo de formação da Fiocruz, Ronaldo Travassos, comenta que está muito satisfeito com os resultados alcançados. “A gente formulou a proposta curricular do curso com as demandas, as necessidades e as sugestões dos próprios alunos, então ficou algo bem didático e é por isso que eles já estão colocando as ações em prática”, finaliza.

30/11 - Quarta-feira, das 8 às 12 horas
Roda de conversa com profissionais da Atenção Primária de Palmas, no auditório da Semus

01/12 - Quinta-feira, das 8 às 12 horas
Encontro dos projetos realizados pelos Formadores de Cuidadores da Pessoa Idosa, na Igreja Presbiteriana do Brasil, na quadra Arse 13 (108 Sul)