Saúde do Município oferece curso sobre ações e controle da hanseníase

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 09 de junho de 2021 às 16:50

As turmas serão compostas por profissionais da saúde que ingressaram recentemente nas USF

Começa nesta quinta-feira, 10, às 8 horas, a primeira fase do curso ‘Ações de Controle em Hanseníase’, oferecido pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus). O treinamento será ministrado até o final deste ano para outras turmas de profissionais que ingressaram recentemente nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital. Nesta primeira etapa, a capacitação vai acontecer na sala três do Instituto Vinte de Maio (IVM), e segue até o dia 17.

A organização pedagógica do curso é uma parceria entre a Divisão de Educação Permanente em Saúde da Fesp e a Área Técnica da Hanseníase na Semus. Também colaboram na organização dos treinamentos os residentes do Programa de Residência em Saúde Coletiva da Fesp.

Segundo o coordenador da Área Técnica da Hanseníase na Semus, Pedro Paulo Oliveira, o objetivo é capacitar os servidores da saúde para atuarem no diagnóstico, tratamento, avaliação neurológica simplificada, manejo da doença e orientação quanto ao autocuidado e acompanhamento dos pacientes em tratamento, inclusive depois de receberem alta.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que pode provocar lesões na pele e danos nos nervos, causada pela bactéria Mycobatcerium leprae. Os sintomas são manchas claras ou avermelhadas na pele, com diminuição da sensibilidade, dormência e sensação de fraqueza nas mãos e nos pés.

A patologia era conhecida historicamente como Mal de Hansen ou lepra e até os dias de hoje ainda é considerada uma doença estigmatizada, sobretudo por causa da desinformação quanto às formas de contágio e devido às deformações que o estágio avançado pode causar em membros do corpo.

A rede municipal da saúde de Palmas oferece atendimento para portadores de hanseníase em todas as 34 Unidades de Saúde da Família, desde o diagnóstico até tratamentos com medicação e orientações na fase após o controle e cura da doença.