Saúde inicia ação do fumacê em várias regiões de Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 30 de janeiro de 2019 às 18:44

Aplicação do fumacê é uma ação complementar das demais iniciativas de combate ao Aedes

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) inicia nesta quinta-feira, 31, a primeira etapa da aplicação do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, conhecido como fumacê, nas regiões com maior notificações da circulação dos vírus da dengue e zika.

 

 

As primeiras quadras que receberão a ação do fumacê serão Jardim Aureny III, Arse 23, Arse 13, Arse 14 e Arne 13. Nestes locais dois veículos irão circular em diferentes turnos; de 4h às 8h e das 16h às 20h. O morador pode acompanhar a programação dos carros do fumacê pelo site da Prefeitura de Palmas, no endereço eletrônico www.palmas.gov.br e também pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde @semuspalmas.

 

 

A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) orienta que os moradores deixem as portas e janelas abertas para maior circulação do produto no interior das casas, onde os mosquitos costumam se abrigar.  “Escolhemos os horários justamente pelos hábitos do mosquito, mas também por outros fatores, como a intensidade do vento, a temperatura, o trânsito, dentre outros”, diz a gerente da UVCZ Betânia Costa.

 

 

Os carros irão trabalhar em ciclos de três dias para melhor cobertura de cada área.  Além da ação com fumacê, mutirões e visitas dos agentes de combate às endemias, os especialistas da UVCZ alertam a comunidade para os cuidados básicos nos quintais, mantendo a limpeza. “A aplicação do fumacê é uma ação complementar das demais iniciativas de combate ao Aedes aegypti. Todos os moradores destas áreas devem redobrar a atenção e realizar vistorias em suas casas para eliminar objeto que possam acumular água e virar criadouro do mosquito transmissor”, orientou a bióloga Lara Betânia.

 

 

Do inseticida

 

 

A pulverização em UBV ou nebulização espacial é a aplicação de agrotóxico em dosagens baixas, através de equipamentos que quebram as partículas da calda inseticida em minúsculas gotículas, que em suspensão poderão atingir letalmente o inseto vetor. Tem efeito efêmero (somente enquanto em suspensão), é inespecífica (atua sobre qualquer outro organismo) e age apenas em mosquitos adultos. É medida de baixa eficiência e, se não precedida da eliminação de criadouros na área definida para o bloqueio de transmissão, não alcançará o fim proposto.

 

 

O inseticida não mata as larvas do mosquito, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes, dentre outros. Por isso, a eliminação dos criadouros deve acontecer antes da passagem do fumacê. A população tem papel importante na eliminação de criadouros, que deve ser realizada pelo menos uma vez por semana nas residências. Assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido. As prefeituras também devem intensificar as visitas domiciliares dos agentes de endemias nas áreas de infestação e reforçar a atuação das brigadas institucionais e comunitárias no combate ao mosquito.


Cronograma


PRIMEIRO CICLO – UBV PESADO

DATA

Região Sul Carro 1

Região Centro-Norte Carro 2

31/01/19

Jardim Aureny III

Arse 23, Arse 13, Arse 14, Arno 13

01/02/19

Jardim Aureny III

Arno 32, Arno 33

02/02/19

Jardim Aureny III

Arno 33, Arno 42

03/02/19

Jardim Aureny III

Arse 23, Arse 13, Arse 14, Arno 13

04/02/19

Jardim Aureny III

Arno 32, Arno 33

05/02/19

Jardim Aureny III

Arno 33, Arno 42

06/02/19

Jardim Aureny III

Arse 23, Arse 13, Arse 14, Arno 13

07/02/19

Jardim Aureny III

Arno 32, Arno 33

08/02/19

Jardim Aureny III

Arno 33, Arno 42



* Esta tabela pode ser alterada de acordo com as condições meteorológicas e climáticas, logística e equipamentos